Campanha #ParaVirarOJogo destaca segurança pública no debate

Originalmente publicado no Catraca Livre.

A 18 dias das eleições, nove organizações se uniram para lançar a campanha#ParaVirarOJogo, que propõe, com respostas equilibradas e baseadas em evidências, disseminar propostas para reverter cenário da violência no Brasil. O lançamento acontecerá no dia 27 de setembro no Circo Voador, no Rio de Janeiro, em evento que contará com debate, vídeos, músicas e outras ações de mobilização.

A diretora do Instituto Igarapé ressaltou a importância da campanha. “Queremos chegar à população com informações confiáveis sobre um tema chave para a eleição. É fundamental que todos reflitam sobre ele antes de votar. O mais importante é mostrar que há soluções possíveis e efetivas para tornar nossa sociedade mais segura com a garantia de direitos”, diz.

A ideia é, por meio de uma linguagem simples e em diferentes formatos, destacar argumentos e propostas que podem ser aplicadas quando o assunto é redução da violência.

Programação do Festival 

No dia do Festival #ParaVirarOJogo, começa a contagem regressiva de mobilização e conscientização para as eleições. A noite começa com o bate-papo “Violência no Brasil: como vamos virar esse jogo?”, que terá a participação de Ilona Szabó de Carvalho (Instituto Igarapé), Ivan Marques (Instituto Sou da Paz), Maria Paula (Embaixada da Paz), Fernando Veloso (ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro) e Edu Carvalho (FaveladaRocinha.com).

A Banda “Para Virar o Jogo” comanda a noite com convidados como João Cavalcanti, Matheus VK, Zé Renato, Natascha Falcão, Carine Correa, Ana Costa, Luísa Boé, Maíra Freitas, Luthuli, Thais Macedo, Lucio Sanfilipo e Os Clássicos do Passinho. O Bloco Mulheres Rodadas fará o cortejo de abertura. O DJ Lencinho encerra a noite.

Os alimentos e materiais de higiene doados serão encaminhados para as organizações Viva Cazuza, Ação da Cidadania e Degase (Departamento Geral de Medidas Socioeducativas do Rio de Janeiro).

Temas da campanha 

Destacam-se entre os temas abordados pela campanha a prevenção e o policiamento inteligentes, maior investigação de crimes para reduzir a impunidade, melhor gestão dos presídios e a aplicação de modelos alternativos à prisão para crimes não violentos.

Dentre as estratégias concretas apresentadas: melhoria da atenção à primeira infância, redução da evasão escolar, criação de espaços públicos que contribuam para a convivência, tecnologias para tornar o trabalho policial mais eficiente, revisão da atual política de drogas e a regulação responsável de armas.

Como participar ? 

No site #ParaVirarOJogo, o eleitor encontra vídeos, textos didáticos e um quiz sobre o sistema de segurança pública brasileiro, além de indicação de leituras com informações sobre violência e segurança, como publicações produzidas pelo Instituto Igarapé e parceiros.  Participam da iniciativa Instituto Igarapé, Instituto Sou da Paz, Instituto Alana, Embaixada da Paz, Instituto Fidedigna, Iser, Luta pela Paz, Promundo e Visão Mundial.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo