Campanha latino-americana é lançada em Recife, com diálogo sobre prevenção e redução de homicídios

Evento será realizado no dia 30 (segunda), na Faculdade Maurício de Nassau

Press Release, 25/10/2017

A América Latina concentra 38% dos homicídios que ocorrem no mundo, enquanto apenas 8% da população global vivem na região. Todos os anos, 144 mil pessoas são assassinadas nessa parte do mundo. Somente no Brasil, os registros anuais beiram 60 mil. Tal realidade se agrava no Nordeste, região que concentra 36% das cidades mais atingidas pela violência no Brasil, de acordo com levantamento do Observatório de Homicídios, do Instituto Igarapé. Por trás dos números, há vidas, histórias e famílias. A boa notícia é que, com respostas articuladas do Estado e da sociedade civil, a mudança desse cenário é possível. Esse é o objetivo da campanha latino-americana Instinto de Vida (www.br.instintodevida.org), que propõe uma redução dos homicídios na região em 50% em 10 anos.

A iniciativa será lançada em Recife no próximo dia 30 de outubro (segunda-feira), às 10h30, na Faculdade Maurício de Nassau, com a presença de autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil, em evento organizado pelo Instituto Igarapé, baseado no Rio de Janeiro, e pela Visão Mundial, que tem escritório em Recife.  Na ocasião, será realizado um diálogo sobre estratégias relacionadas à redução de homicídios, com participação de Ilona Szabó, diretora executiva do Instituto Igarapé, e Aline Kerber, diretora executiva do Instituto Fidedigna (Rio Grande do Sul).  O objetivo é estimular a adesão de autoridades e cidadãos em relação aos valores e metas da campanha.

Instituto Fidedigna, Instituto Igarapé e Visão Mundial, integram a Instinto de Vida, da qual participam, ao todo, mais de 50 organizações não governamentais de sete países (além de Brasil, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Honduras, México e Venezuela). A campanha tem apoio da Open Society Foundations e de organizações como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Organização dos Estados Americanos (OEA).

 

Mais informações para a imprensa: comunicacao@igarape.org.br.

 

SERVIÇO

 

Local: Faculdade Maurício de Nassau – Auditório Capiba, Bloco C, Capunga (Rua Fernando Lopes 778, Madalena, Recife)

Data: 30 de outubro de 2017, segunda-feira, de 10h30 a 12h30.

 

Sobre o Instituto Igarapé

O Instituto Igarapé é um think and do tank independente, dedicado às agendas da segurança, da justiça e do desenvolvimento. Seu objetivo é propor soluções inovadoras a desafios sociais complexos, por meio de pesquisas, novas tecnologias, influência em políticas públicas e comunicação.

Site: www.igarape.org.br.

 

Sobre a Visão Mundial

A Visão Mundial, uma organização não governamental humanitária que tem como objetivo ajudar aqueles que mais necessitam. Atua há 41 anos no Brasil ajudando crianças e adolescentes a terem acesso à programas sociais que levam educação, lazer e saúde. A organização é parceira da World Vision Internacional.

Site: https://visaomundial.org.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo