Brazilian Peacekeeping

Setembro, 2016

Brazilian Peacekeeping: Challenges and Potentials in Turbulent Landscapes at Home and Internationally

rsz_capaprioAo longo da última década, o Brasil assumiu um papel determinante na paz e segurança internacionais e vem se tornando cada vez mais envolvido nas operações de paz da ONU. Particularmente por meio da atuação no Haiti, levando o componente militar da Missão de Estabilização da ONU (MINUSTAH), o Brasil tem enfatizado seu compromisso crescente com práticas de gestão de conflitos e processos de paz. Agora, a potencial retirada da MINUSTAH, juntamente com um cenário interno político e econômico de instabilidade, levanta uma série de perguntas sobre o futuro da participação do Brasil e de seu papel na consolidação da paz. A fim de contribuir para debates críticos e construtivos sobre desafios e potenciais do engajamento do Brasil na consolidação da paz em meio a um cenário turbulento, este documento revisita esse papel em evolução e o uso estratégico da consolidação da paz, refletindo sobre sua implementação à luz dos desenvolvimentos trazidos pelo processo internacional de revisão dos processos de paz da ONU. Neste trabalho, conclui-se que uma presença contínua na consolidação da paz, apesar das dificuldades atuais, continua a ser desejável para o Brasil.

Ver PDF

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo