Brasil vive erosão da democracia e asfixia do espaço cívico, revelam dados

Publicado no UOL

Com Ilona Szabó

Eles são líderes comunitários, artistas, vereadores, jornalistas, defensores de direitos humanos, indígenas e cientistas. No Brasil, há um ponto em comum que os une: a realidade cada vez mais clara de violência, intimidação, pressão ou mesmo morte. Levantamentos realizados por diferentes instituições revelam que o espaço democrático no país encolheu com leis, processos judiciais, corte de orçamentos ou simplesmente “pela bala”.

O cenário em diferentes segmentos da sociedade preocupa também Ilona Szabó de Carvalho, cientista política e cofundadora do Instituto Igarapé. “O espaço cívico — a esfera pública onde cidadãos se organizam, debatem e agem para influenciar a opinião e as políticas públicas – está se fechando em uma velocidade assustadora no Brasil”, alertou Ilona em entrevista à coluna. Ela está lançando neste mês seu novo livro “A defesa do espaço cívico” (Editora Objectiva).

Leia mais

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo