exercício viking 2018 brasil

Brasil sedia mega-simulação internacional sobre operações de paz

Eduarda Hamann, pesquisadora do Igarapé, é uma das observadoras do Exercício Viking e explica os detalhes dessa simulação

Bogaland é um país fictício que vive uma gravíssima crise de segurança e convive com dificuldades encontradas, hoje, nos mais complexos conflitos armados da África e do Oriente Médio: grupos fortemente armados, crianças-soldado, refugiados e desalojados, feridas étnicas e religiosas exploradas por líderes demagogos, e outros problemas que assolam, na vida real, milhares de pessoas nesse início de século XXI.

 

No momento, o país hospeda uma missão da OTAN em todo o seu território e, em uma das províncias, há um setor da ONU ocupado por uma brigada multinacional. O estado final desejado é fazer, em todo o país, o hand-over completo da OTAN para a ONU, ou seja, a transferência da autoridade. Não é uma tarefa militar simples, diante da complexidade das condições do terreno e, mais, diante das diferentes naturezas entre uma missão da OTAN e uma missão da ONU que, mesmo robusta, geralmente segue regras de engajamento mais restritivas do que as da OTAN, além de dispor de menos meios militares (humanos, financeiros e de equipamento). Além do componente militar, a missão da ONU em Bogaland também conta com o apoio dos componentes policial e civil, em uma típica estrutura de operação multidimensional.

 

A situação faz parte da oitava edição de um mega-exercício de simulação criado em 1999 pela Suécia e pelos EUA. Pela primeira vez é realizado também em um local remoto fora da Europa, o Brasil. Além dos desafios profissionais inerentes a qualquer simulação ou jogo de guerra, as maiores dificuldades, até o momento, incluíram problemas técnicos nos primeiros dias e a questão do fuso horário para os militares localizados no Brasil, que começam a jogar às 5h da manhã já que toda a plataforma lógica é ativada para apoiar o funcionamento do exercício em sintonia com os jogadores que estão na Europa.

 

Na divisão das responsabilidades da missão fictícia da ONU, o Brasil ficou com o prestigiado cargo de comandante das tropas (o papel de Force Commander foi assumido pelo General Montenegro, que está na Suécia) e também com o comando de um dos setores da missão, hoje localizado no sudoeste de Bogaland (a cargo do General Vendramin, que está no Brasil).

 

militares durante o exercício viking 18 em Brasília, Brasil

O VIKING18 conta com a participação de aproximadamente 2500 pessoas (jogadores, observadores e apoiadores), de 60 nacionalidades, representando cerca de 80 instituições. São centenas de computadores ligados a um único sistema, que simula a situação no terreno por meio, por exemplo, da criação de inúmeros incidentes diários, que provocam uma ação por parte dos jogadores. Tal reação não necessariamente envolve, ao mesmo tempo, militares, policiais e civis.
 

Mas, sempre que necessário, uma ação integrada deve ser almejada e adotada, o que exige, por exemplo, um bom fluxo de informações entre os diferentes jogadores de cada componente e, principalmente, dos componentes entre si. Para fomentar a troca, os organizadores entregam informações sobre um incidente para um componente que não necessariamente seria o responsável pela resposta, por não ter mandato ou por não dispor de meios. Para tanto, os componentes são encorajados a reunirem-se duas vezes ao dia, para conversar sobre a situação a partir de seus respectivos pontos de vista, e para compartilhar não só suas necessidades e desafios, mas também os meios disponíveis para apoiar os outros componentes no cumprimento da missão.

 

Com efeito, um dos objetivos do jogo é fomentar o espírito de parceria, o que se dá não apenas entre países, mas também entre militares, policiais e civis. Isso passa por um delicado processo de construção de confiança – tanto no jogo como na vida real. Assim, e em última instância, a metodologia e os objetivos contribuem para aproximar pessoas de culturas nacionais e institucionais diferentes que, uma vez no terreno, enfrentarão desafios parecidos ou ainda mais complexos. Os jogadores terminam os 10 dias de simulação mais preparados e em melhores condições de assessorar ou de participar, com mais efetividade, de futuras missões da ONU.

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