Boletim Futuros Globais: A corrida por minerais críticos pode agravar a instabilidade geopolítica, ecológica e planetária

A transição energética global exige uma rápida mudança da dependência de combustíveis fósseis para a extração mineral, impulsionando o crescimento exponencial da demanda por minerais críticos — base fundamental da energia limpa e de tecnologias digitais avançadas. Para evitar gargalos no fornecimento, inúmeros projetos de mineração precisarão ser desenvolvidos na próxima década.

 

Este estudo, elaborado por Olivia Lazard, diretora da Peace in Design Consulting e pesquisadora associada na Universidade de Exeter e no Carnegie Europe, analisa a concentração do processamento e da aplicação de minerais críticos em um pequeno número de países.

 

Também destaca que uma parte significativa do fornecimento está localizada em países do Sul Global, muitos dos quais são regiões frágeis e afetadas por conflitos. Essas mesmas áreas são altamente suscetíveis a vulnerabilidades climáticas, e a corrida para garantir minerais críticos ocorre em meio a crescentes tensões geopolíticas.

 

As implicações dessa disputa são de natureza civilizacional, planetária e existencial. As decisões sobre onde e como as operações de mineração serão estabelecidas definirão os futuros trajetos das mudanças climáticas e ecológicas. Além disso, quem extrai esses minerais influenciará o equilíbrio global de poder econômico e tecnológico, especialmente à medida que a quarta revolução industrial ganha força.

Ademais, os métodos empregados na extração de minerais críticos terão impactos profundos sobre a estabilidade global, a equidade e a justiça. Avaliar a transição energética e os riscos envolvidos requer uma análise mais aprofundada das dinâmicas em torno dos minerais críticos, particularmente no Sul Global.

 

Leia a publicação

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo