Folha de SP - Igarapé

As mulheres marcham pelo mundo

Logo-banner-coluna-folha-fsp

Publicado na Folha de S.Paulo

Por Ilona Szabó

Em todo o mundo, as mulheres estão em marcha. Seja para garantir direitos básicos, como no Afeganistão do Talibã, seja contra um eventual retrocesso sobre o direito de interromperem uma gravidez indesejada nos Estados Unidos, ou para exigir a demarcação e proteção das terras indígenas no Brasil. Aqui, lá e acolá, no entanto, estamos assistindo, cada vez mais, à restrição de direitos conquistados a duras penas por nossas mães, avós e bisavós. Até quando?

Ao ler que seguros de saúde passaram a exigir autorização do cônjuge para mulheres implantarem o DIU em São Paulo, me vem à cabeça a vida em Gilead —o mundo distópico do “Conto da Aia”, de Margaret Atwood, onde a maioria das mulheres se torna infértil, perde direitos sociais e, quando podem engravidar, são escravizadas para procriação.

Leia o artigo de opinião

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo