As bodycams como salvaguarda do povo e da polícia

Publicado em Estado de S.Paulo

Com Instituto Igarapé

Em tempos de distensões a respeito da validade da ciência, a confiabilidade de pesquisas, a eficácia do método científico e a concretude de teorias centenárias, estudos realizados por importantes universidades norte-americanas nos últimos anos demonstram que o uso de câmeras acopladas nos uniformes de policias reduz os índices de abusos na atuação policial e auxilia a detecção de desacatos dos abordados.

Em 2016, a conceituada Criminal Justice and Behavoir publicou o estudo ““Contagious  Accountability”: A Global Multisite Randomized Controlled Trial on the Effect of Police Body-Worn Cameras on Citizens’ Complaints Against the Police”. A pesquisa utilizou um método randômico sob dez departamentos de polícia nos EUA durante 4.262 turnos de serviço. O resultado mostrou que as reclamações contra abusos policiais caíram entre 44% e 100% no escopo pesquisado.

Leia mais

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo