Folha de SP - Igarapé

As boas surpresas da COP26

Logo-banner-coluna-folha-fsp

Publicado em Folha de S.Paulo

Por Ilona Szabó

A COP26, Cúpula do Clima que aconteceu em Glasgow, deu o que falar. Essa é a primeira boa notícia. Mas não é a única. Na conferência climática de enorme consequência para nossas vidas, a natureza e a eliminação do desmatamento finalmente ganharam relevância. E para além da participação ativa, e cada vez mais inclusiva da sociedade civil, o engajamento do setor privado trouxe a certeza de que o tempo da ação climática coletiva chegou.

Para o Brasil, diante da ausência de uma participação honesta e comprometida do governo, essa novidade é ainda mais importante. A Declaração de Florestas e o Compromisso Global de Financiamento de Florestas selam o entendimento da centralidade da conservação florestal e da proteção das comunidades indígenas, tradicionais e rurais para governos e empresas. Os primeiros passos merecem aplausos, mas só levam à segurança climática se forem acompanhados de métricas para aferir se as promessas saem do papel.

Leia o artigo de opinião

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo