Argumento para facilitar posse de armas, roubos a residência representam 2,3% de todos os assaltos em SP

Quase dois terços dos alvos de roubos no estado são transeuntes ou veículos

Por Tiago Dantas

Publicado no Globo

Embora seja uma das justificativas para flexibilizar aposse de armas , o roubo a residência não é o crime patrimonial mais comum. No estado de São Paulo, a cada cem assaltos registrados pela Polícia Civil, apenas dois ocorrem em casas, prédios ou condomínios.

Segundo o estudo “Perfil do Roubo”, divulgado pela Secretaria de Segurança Pública, residências foram palco de 2,3% de todos os roubos ocorridos entre janeiro e novembro de 2018. Outros 5,5% dos casos ocorreram em estabelecimentos comerciais.

Os principais alvos dos ladrões no estado são transeuntes (47,8% de todos os roubos), carros (25,4% dos casos, se somarem-se os roubos dos carros à subtração de objetos em seu interior), e cargas (2,7%).

Assinado na terça-feira pelo presidente Jair Bolsonaro, o decreto da posse de arma permite que uma pessoa autorizada tenha até quatro armas dentro de casa. Se o imóvel tiver crianças, adolescentes ou deficientes mentais, é preciso armazenar a arma em um cofre.

Leia matéria completa

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo