Agenda Rio Seguro

25 ações para a reverter violência no estado

 

A Agenda Rio Seguro traz 25 estratégias concretas para a área de segurança pública e justiça criminal. O documento prioriza três desafios a serem enfrentados pelo governo do estado nos próximos anos nesse tema: letalidade violenta (homicídio doloso, homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, latrocínio e lesão corporal seguida de morte), corrupção policial e crime organizado.

O documento oferece diretrizes de políticas públicas que podem ser usadas para elaboração de um Plano Estadual de Segurança Pública e Justiça Criminal pelo novo governo eleito. Entre as ações que devem ser contempladas por tal plano, estão o resgate do Sistema de Gestão por Resultados, a priorização do policiamento orientado para manchas criminais e a sistematização de dados sobre operações policiais. Estratégias relacionadas à prevenção da violência, ao sistema penitenciário, ao controle de armas e munições e da polícia também são elencadas. Ao menos 15 das proposições podem ser implementadas nos primeiros cem dias de governo.

A Agenda Rio Seguro foi elaborada a partir de oito meses de diálogos entre especialistas, policiais e gestores, entre outros profissionais. O documento se baseou em pesquisas e em iniciativas bem sucedidas.  

 

 

Acesse a Agenda Rio Seguro

Apoio:

Omidyar Network

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo