À frente do novo conselho da Firjan
Presidido por Ilona Szabó, diretora-executiva do Instituto Igarapé, o Conselho Firjan de Segurança Pública foi instalado no Rio em abril. É a primeira vez que um(a) representante da sociedade civil organizada preside um conselho da instituição, e também o único não formado exclusivamente por empresários.
Com 40 representantes de diversos setores das principais empresas do estado, o novo conselho tem por objetivo contribuir para a formação de uma agenda de segurança pública comum e apoiar projetos prioritários no Rio de Janeiro.
Ilona acredita que essa união de setores é fundamental para reverter o problema da violência: “É crucial unir esforços e criar coalizões para a construção de soluções pautadas em evidências que fomentem o desenvolvimento social, econômico e humano no estado”.
Além de Ilona, acompanharam a primeira reunião do conselho o ministro Raul Jungmann, como convidado, Eduardo Gouvêa, presidente da Firjan; Fernando Fragata, diretor da Coca-Cola; Alberto Pinheiro Neto, ex-comandante da PMERJ; a deputada federal Laura Carneiro; a deputada estadual Marta Rocha; o vereador Carlo Caiado, da Comissão para acompanhamento da intervenção federal no Rio, entre outros.