A Declaração de Vancouver sobre Crimes contra a Natureza

Emitida pelos membros fundadores da Nature Crime Alliance, 23 de agosto de 2023 

Hoje, estamos nos unindo para formar a Nature Crime Alliance – uma nova abordagem multissetorial para combater formas criminosas de exploração madeireira, mineração, tráfico de vida selvagem, grilagem de terras, crimes associados à pesca e atividades ilegais com as quais convergem.

Os crimes ambientais constituem uma das maiores economias ilícitas do mundo, infligindo devastação e destruição às pessoas e ao planeta. Reconhecemos que esses crimes não podem ser erradicados sem a cooperação multissetorial, e que há uma urgente necessidade de maior coordenação e colaboração entre os diversos atores que lutam contra os crimes ambientais. Uma nova abordagem se faz necessária.

Formamos a Aliança por reconhecer essa necessidade. A Aliança reúne representantes de governos, forças policiais, organizações internacionais, organizações da sociedade civil, defensores da linha de frente, incluindo povos indígenas e comunidades locais, filantropias e setor privado.

Trabalharemos juntos por meio da Aliança para fomentar a vontade política, mobilizar compromissos financeiros e fortalecer a capacidade operacional para combater os crimes contra a natureza. Estão previstas uma série de iniciativas – desde grupos de trabalho focados em soluções que reúnam representantes de diferentes setores até canais de comunicação estruturados que permitam um diálogo aberto e o compartilhamento das melhores práticas – a Aliança está construindo uma nova resposta internacional e colaborativa para os crimes ambientais.

Esta é a primeira vez que uma abordagem multissetorial para esse desafio global foi desenvolvida nessa escala, e a Aliança marca um momento-chave na luta contra a natureza. Incentivamos os governos e organizações que compartilham nossa determinação em acabar com a injustiça ambiental e proteger as pessoas e o planeta a se juntarem a nós na Nature Crime Alliance.

Para saber mais sobre a Aliança, acesse: https://naturecrimealliance.org/the-vancouver-statement-on-nature-crime/

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo