Clima

Enfrentar as mudanças climáticas
é uma questão de sobrevivência

A crise climática não é apenas ambiental: ela afeta diretamente a vida das pessoas, a estabilidade das comunidades e a segurança de sociedades inteiras. Eventos extremos, elevação do nível do mar, secas e inundações aumentam vulnerabilidades, escassez de recursos e agravam desigualdades, mostrando que, sem equilíbrio climático, as vidas das pessoas estão em risco.

 

O Instituto Igarapé atua para enfrentar os riscos climáticos de forma integrada, criando sinergias entre as agendas de clima e natureza, conectando políticas públicas, ciência, tecnologias emergentes e governança. Trabalhamos em múltiplas escalas, do local ao global, para fortalecer a resiliência de comunidades, apoiar a implementação de compromissos climáticos e viabilizar soluções estratégicas baseadas em evidências.

Eixos de atuação

Promover sinergias entre clima e natureza
Atuamos pela integração da natureza (incluindo as florestas) à agenda internacional do clima, promovendo sinergias entre as Convenções do Rio sobre clima, biodiversidade e desertificação.
Finanças, adaptação e resiliência climática
Atuamos para viabilizar recursos e instrumentos financeiros que apoiem a transição verde e justa e apoiamos comunidades e governos a reduzir vulnerabilidades e fortalecer sua capacidade de responder a eventos climáticos extremos.
Fortalecer a governança e políticas climáticas
Contribuímos para a inovação institucional (por exemplo, com a proposta de um Conselho Clima e Natureza na ONU), e para a formulação e implementação de políticas nacionais e regionais, cooperação multissetorial e integração entre diferentes agendas estratégicas.

Publicações em Clima

Destaques em Clima

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Ir para o conteúdo