RJ tem o menor número de armas apreendidas em 21 anos

Publicado na Folha de S.Paulo

Com Melina Risso

As polícias do Rio de Janeiro registraram nos seis primeiros meses deste ano o menor número de armas de fogo apreendidas de seu histórico. Foram 3.360 unidades recolhidas de janeiro a junho, a marca mais baixa para um primeiro semestre desde 2000, quando essa estatística se iniciou.

A média dos últimos seis anos foi de 4.368 armamentos retirados das ruas no mesmo período —25% a mais. A queda atinge quase todos os tipos de arma, incluindo as mais pesadas, como os fuzis, pesadelo da população fluminense.

“A diminuição já vinha acontecendo mesmo quando havia um número muito alto de operações. É mais um elemento que mostra que as operações não são uma boa estratégia para resolver a segurança pública”, avalia Melina Risso, diretora de programas do Instituto Igarapé, que advoga pelo tema.

Leia mais

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo