Contando mortes por conflito

 

 

Outubro, 2015

Por Robert Muggah

graf

É impossível registar progressos globais na consolidação da paz sem uma medida básica da frequência e intensidade dos conflitos armados. A unidade fundamental do conflito armado é o número de mortes decorrentes de um período de tempo. E embora um indicador único sobre mortes por conflito seja incompleto e insuficiente para transmitir as múltiplas consequências da guerra, é, no entanto, o melhor disponível. É fundamental para monitorar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 e seu objetivo de: “reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionadas em todos os lugares”. Embora conceitualmente desafiador, medir as mortes decorrentes de conflitos armados é metodologicamente viável. Esta nota informativa destina-se a ajudar o Inter-Agency and Experts Group (IAEG) no desenvolvimento de um indicador para acompanhar o número de “mortes relacionadas a conflito por 100.000 pessoas”. É importante ressaltar que a métrica (ou métricas) selecionada vale para mortes diretas e indiretas.

VER PDF

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Ir para o conteúdo