Rio Negro continua a subir e atinge novo recorde de cheia em Manaus

Publicado na Folha de S.Paulo

A cidade de Manaus registrou neste sábado (5) sua maior cheia desde que a medição começou, há 119 anos, após o rio Negro atingir 30 metros. O recorde anterior havia sido quebrado no último dia 1º, quando o rio atingiu a cota de 29,97 metros.

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), o rio segue em processo de enchente e ainda pode subir mais 2 centímetros. Depois, há uma tendência de estabilização e, até a próxima semana, pode ter início o processo de vazante. Como esse processo é lento e gradual, os efeitos da cheia severa devem ser sentidos por várias semanas.

Pesquisa do Instituto Igarapé publicada em 2018 mostrou que o Amazonas é o estado do país com o maior número de pessoas deslocadas em decorrência de fenômenos naturais desde o ano 2000, seguido por Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Leia mais

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo