2,5 milhões de assassinatos

Em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina, o Igarapé lançou Citizen Security in Latin America: Facts and Figures (Segurança Cidadã na América Latina: Fatos e Dados). O relatório revelou o tamanho do problema de segurança na região: Desde 2000, mais de 2,5 milhões de pessoas foram assassinadas no subcontinente.

O artigo gerou forte atenção da mídia. A cobertura no The Guardian ficou entre as  mais lidas do site do jornal inglês, e foi traduzida e replicada por grandes veículos de imprensa de vários países. No total, mais de 300 reportagens de veículos como o Washington Post e o G1 citaram a pesquisa.

O Fantástico, da TV Globo, produziu três episódios especiais, destacando novas soluções para a redução da violência. O primeiro usou os dados produzidos no relatório para mostrar como Ciudad Juarez (México), que já foi a cidade mais violenta do planeta, conseguiu reduzir drasticamente a quantidade de homicídios, um exemplo que pode ajudar o Brasil. O segundo programa destacou as diferenças entre Jaguará do Sul e Altamira, respectivamente a cidade mais segura e mais perigosa do Brasil.

O último da série retratou o aumento da violência em Natal e os efeitos da intervenção militar no Rio de Janeiro. “Segurança pública começa na prevenção. É muito mais barato, mais humano, mais efetivo que uma repressão generalizada. Repressão é importante, mas com inteligência”, disse a diretora-executiva do Igarapé, Ilona Szabó, em entrevista especial para a série.

O Instituto Igarapé ajudou o Instituto de Segurança Pública do governo do Rio a desenvolver um sistema que aumenta a eficiência do policiamento no estado, o ISPGeo.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo