#VogueNaFlip: o que aconteceu dentro da Casa de Não Ficção Época & Vogue
Com filas de dobrar o quarteirão do centro histórico de Paraty, nossa Casa ficou cheia durante a festa literária, entre os dias 25 e 29.07; veja quem passou por lá
30/07/2018
Publicado originalmente na Vogue
No mês em que a Vogue celebrou a língua portuguesa, levamos a comemoração até a 16ª Festa Literária de Paraty. Entre os dias 26 e 28.07, abrimos as portas da Casa de Não Ficção Época & Vogue no centro histórico da cidade, no litoral sul do Rio de Janeiro. Com filas de dobrar o quarteirão e convidados especiais, o número 107 da Rua da Matriz se tornou destino certo para quem aproveitou a programação paralela do evento. O que aconteceu lá dentro? Leia – e confira na galeria de fotos – abaixo.
O feminino e o feminismo foram os assuntos que deram o pontapé inicial na programação, com Silvia Rogar, diretora de conteúdo da Vogue, recebendo os escritores Fernanda Young e Dedé Laurentino. “Me choca ter de dizer que sou feminista aos 48 anos. Se você adota esse discurso, está aderindo ao machismo. A exclusão do termo ‘feminista’ é a verdadeira liberdade”, afirmou Young. O dia seguiu com Antonia Petta, diretora digital da Vogue, mediando talk com Silvia e a jornalista Lilian Pacce sobre o potencial do jornalismo de moda para contar histórias, distante de uma imagem frívola. “Referências vêm de todos os lugares. Estamos num caminho mais conteudista, opinativo – não se olha somente para o sapato”, como colocou Silvia.
Fernanda Torres falou sobre as fronteiras da ficção e a não-ficção ao lado de Daniela Pinheiro, diretora de redação da Época. “Antes escrevia sem medo. Hoje em dia, leio e releio. A gente vive, afinal, num mundo em que a metáfora acabou. O pessoal se chateia muito facilmente”, disse a atriz e escritora. Fernanda finalizou a programação se revezando com Rui Campose Edu Carvalho para contar histórias ao vivo. “Fazia tempo que eu não chorava de rir tanto quanto com as histórias da Nanda”, contou o historiador de arte Pedro Corrêa do Lago, de nosso quintal.
Leia a reportagem na íntegra