STF decide, por unanimidade, extinguir a chamada ‘presunção da boa-fé’ no comércio de ouro

STF – Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, extinguir a chamada “presunção da boa-fé” no comércio de ouro. A decisão vai auxiliar autoridades a combater o garimpo ilegal no Brasil porque, a partir de agora, quem quiser vender ouro terá de comprovar a origem dele.

Uma lei de 2013 permitia a confiança só na palavra do garimpeiro: bastava ele dar as informações, ter um recibo de venda e a declaração de origem. Com isso, “garantia” que o ouro tinha sido obtido dentro da legalidade. De acordo com os três partidos, PV, PSB e Rede Sustentabilidade, que acionaram o STF – Supremo Tribunal Federal, esse ponto da lei era um estímulo ao garimpo ilegal.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo