Saiba como foi o início de 2018 no Instituto Igarapé

O Triângulo Norte, formado por El Salvador, Guatemala e Honduras, concentra algumas das cidades com as mais altas taxas de homicídios do mundo. Porém, há bons exemplos de inovações em segurança pela América Latina, incluindo a América Central. Reduções na violência letal são resultado de combinações entre medidas, incluindo abordagens mais balanceadas em policiamento e prevenção. É mais importante do nunca assegurar que representantes governamentais, empresários e grupos da sociedade civil saibam o que traz resultados comprovados no tema.

Pensando nisso, o Instituto Igarapé organizou, entre 22 e 23 de janeiro em El Salvador, o evento Urban Security Exchange. Foi uma realização em parceria com a Agência Internacional de Desenvolvimento dos Estados Unidos (USAID), ao Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), à Interamerican Dialogue, ao Foropaz e à Fundaungo. Estiveram presentes mais de 170 representantes sênior de governos, iniciativa privada, sociedade civil e veículos de imprensa da América Central, do Sul e dos Estados Unidos. O evento se alinha a um trabalho sobre segurança cidadã iniciado pelo Instituto em 2014.

“Urban Security Exchange” foi planejado para reforçar os benefícios da prevenção da violência e estimular novas abordagens na região. Painéis e palestras focaram em inovações no âmbito de policiamento, gênero, juventude, educação, elaboração de políticas psico-sociais e programação avançada. O evento teve grande destaque na mídia local, como em Prensa GráficaMedioLlenoFOCOS TV, com uma entrevista com a pesquisadora do Igarapé, Renata Gianinni, além de artigos de opinião para Prensa Grafica,Revista Factum e Americas Quarterly.

O Instituto Igarapé foi mencionado 270 vezes em veículos de mídia ao redor do mundo no mês de janeiro. Pesquisas e comentários feitos por membros do Instituto apareceram com destaque em grandes veículos e agências, como AFP, DW, Huffpost, ISTOÉ, O Globo, The Conversation e The Washington Post.

 

Pesquisadores do Instituto de Igarapé publicaram 24 artigos de opinião em veículos de mídia nacionais e internacionais no mês, tais como Estadão, Los Angeles Times, Relief Web e Fórum Econômico Mundial. Entre eles, destaque para artigo sobre a posição que o Brasil deve adotar perante a ordem liberal global, escrito por Robert Muggah em parceria com Armínio Fraga, para o caderno Ilustríssima; uma nova política de drogas para o Brasil, escrito pela pesquisadora Ana Paula Pellegrino em El País; e uma análise minuciosa sobre os efeitos do populismo sobre a ordem liberal, escrito por Robert Muggah com o renomado Francis Fukuyama, na Folha de S. Paulo.

 

O Instituto Igarapé participou de 2 novas publicações em janeiro. A fellow do Igarapé, Adriana Abdenur, em parceria com o diretor de pesquisas, Robert Muggah, contribuíram com um capítulo da publica Brasil e o Sistema das Nações Unidas: desafios e oportunidades na governança global, lançada pelo Ipea. Fizemos parte do Conselho Consultivo, por meio de Muggah, responsável pelo Global Risks Report 2018, do Fórum Econômico Mundial.

 

Pesquisadores do Instituto participaram de 6 eventos abertos, reuniões e seminários em janeiro. Destaque para reuniões sobre manutenção da paz realizadas na Colômbia, o fórum Urban Security Exchange, co-organizado pelo Igarapé, em El Salvador, e evento sobre experiências em segurança cidadã realizado no México.

O Instituto Igarapé segue influente no debate global – com uma série especial sobre a ordem liberal, o Global Risks Report 2018 e o prêmio Lewis Perinbam.
saiba mais →
Com apoio do Instituto Igarapé, a primeira turma de mulheres ingressa na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman)
saiba mais →
Gabinete da Primeira Ministra do Peru utilizarelatório do Igarapé sobre Intervenções de Segurança Cidadã na América Latina para discutir o tema
saiba mais →
Artigos sobre mudanças na política de drogas e soluções para a crise carcerária são destaque na coluna de Ilona Szabó na Folha de São Paulo
saiba mais →
O Instituto Igarapé participa de evento da ONU sobre a  manutenção da paz na América Latina em Bogotá, na Colômbia
saiba mais →
  • Em 19 de fevereiro, a diretora executiva do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, participará da abertura do seminário “Brasil do Amanhã – Segurança Pública“, no Rio de Janeiro.
  • No dia 20 de fevereiro, Ilona participa do debate “Os Dilemas da Renovação Política“, junto ao ex-candidato presidencial Eduardo Jorge (PV) e ao cientista política Pablo Ortellado (USP), na Fundação FHC, em São Paulo.
  • Nos dias 20 e 21 de fevereiro, Robert Muggah pales
  • No dia 26 de fevereiro, Robert Muggah participa de evento público ao lado de Anne-Marie Slaughter, presidente e CEO do New America, em Vancouver, Canadá.
  • No dia 12 de março, o diretor de pesquisa do Igarapé, Robert Muggah, oferecerá a palestra “The Rise of Citizen Security in the Americas”, na Universidade de Calgary (CAN).
  • Entre os dias 13 e 15 de março, Ilona Szabó participa do encontro do Fórum Econômico Mundial na América Latina em São Paulo.
  • No dia 22 de março, Robert Muggah palestrará sobre o futuro do desenvolvimento urbano para mais de 3 mil convidados em evento na Foundation of Carolinas em Charlotte, Estados Unidos.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo