Projeto do Igarapé é escolhido em edital do Ministério da Justiça

[Press Release] 19 de outubro de 2015

O projeto Smart Policing, do Instituto Igarapé, foi um dos selecionados para participar do Laboratório de Participação e Inovação para Redução de Homicídios do Ministério da Justiça. O encontro acontece amanhã, 22, em Brasília/DF, e reúne iniciativas que conjuguem ações de segurança pública ao uso de tecnologias.

O projeto desenvolve um aplicativo open-source para Android, o Cop-cast, que vai tornar mais transparentes as ações da polícia. A partir de um smartphone preso ao colete dos oficiais, todas as operações podem ser monitoradas por vídeo, áudio e localização GPS. O aplicativo está em fase de testes, em colaboração com a PMERJ, na UPP Santa Marta e na região da Tijuca, no Rio de Janeiro. No exterior, está em fase piloto na África do Sul.

O objetivo da iniciativa é diminuir o uso excessivo da força nas práticas policiais, melhorando a relação entre a polícia e a comunidade e contribuindo para uma cidade mais segura. Desenvolvido há dois anos, o projeto recebeu apoio técnico da Google Ideas, de quem recebeu o prêmio Nova Era Digital Award em 2013.

No evento em Brasília, serão elaborados planos de ação para o aprimoramento dos projetos escolhidos e sua divulgação no âmbito das políticas de segurança pública.

 

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo