O espaço cívico sob ameaça

Publicado no Globo

Por Renata Giannini e Maria Eduarda Pessoa de Assis

Democracias fortes têm um espaço em que cidadãos e cidadãs podem debater, se organizar e participar da construção de ações públicas que influenciam a vida política, social e econômica do país. No Brasil, esse espaço serve como plataforma para que as estratégias do Estado considerem todos e todas e garantam a liberdade para se expressar.

Nós chamamos esse espaço de espaço cívico. Restringi-lo prejudica o debate público, as possibilidades de um diálogo plural e a construção de consensos mínimos. Também ameaça a democracia, seus valores e práticas, liberdades e direitos fundamentais, além de comprometer a efetividade e a qualidade das políticas públicas e ações do governo.

Leia mais

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo