No Rio, último comandante da MINUSTAH fala sobre experiência brasileira no Haiti

ONU Brasil

Novembro, 2017

O Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio) recebe nesta quinta-feira (23) o último comandante da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), o general Ajax Porto Pinheiro. No encontro, realizado em conjunto com o Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica (IRI-PUC Rio), o Instituto Igarapé e o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), o oficial falará sobre a experiência das tropas brasileiras na ilha caribenha. O evento é aberto à imprensa.

Os 13 anos das tropas brasileiras no Haiti foram repletos de desafios: retirada de gangues das ruas do país, graves questões de segurança, emergências humanitárias depois do terremoto de 2010 e três eleições presidenciais.

A Missão foi criada em 30 de abril de 2004 pela Resolução 1542 do Conselho de Segurança da ONU e contou com a atuação de 37,5 mil militares brasileiros. A MINUSTAH foi substituída pela Missão das Nações Unidas para o Apoio à Justiça no Haiti (MINUJUSTH, na sigla em francês), que irá apoiar os esforços governamentais de fortalecimento das instituições, no desenvolvimento da Polícia Nacional e no monitoramento, relato e análise da situação dos direitos humanos.

Serviço:
Dia 23 de novembro – 11h
Av. Marechal Floriano, 196 – Palácio Itamaraty – Auditório do UNIC Rio
Credenciamento de imprensaunic.brazil@unic.org
Informações para a imprensa: (21) 2253.2211 – Roberta Caldo

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo