Folha de SP - Igarapé

No debate da migração climática, não há lugar para fugir

Logo-banner-coluna-folha-fsp

Por Ilona Szabó

Publicado na Folha de S.Paulo

Escrevo esta coluna de Sharm El-Sheikh, no Egito, mergulhada na intensa agenda de negociações, reuniões e eventos públicos da COP27. Enquanto espera a presença do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva —certamente a maior novidade política este ano e o catalisador do reengajamento brasileiro nas discussões e decisões globais referentes à pauta climática— a cúpula do clima ocorre sob a sombra de múltiplas crises.

Uma destas crises ainda não ganhou a relevância que demanda: a migração de milhões de pessoas em função das mudanças climáticas e do deslocamento provocado por desastres. Ela tem o potencial de desafiar a governança de Estados e desencadear reações políticas em massa, incluindo o populismo, para além dos amplos custos sociais e econômicos. E está conectada com muitas outras, como a guerra russo-ucraniana, a persistente pandemia da Covid-19 e, obviamente, a emergência climática.

Leia o artigo

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo