Instituto Igarapé lança Programa Espaço Cívico

Iniciativa quer apoiar cidadãos e organizações na defesa da democracia e do espaço cívico

(26 de outubro de 2020)

No Brasil e no mundo, o espaço cívico – ou a esfera pública entre o Estado, os negócios e a família, onde cidadãos se organizam, debatem e agem para influenciar a opinião e as políticas públicas – está sob ataque. Para ajudar a defendê-lo, o Instituto Igarapé lança nesta segunda-feira (26) o Programa Espaço Cívico, que inclui pesquisas e uma tipologia para aprimorar as análises sobre o tema, além de uma série de podcasts, um livro e vídeos. O programa também conta com parcerias para o monitoramento, em tempo real, das ameaças à democracia brasileira.

O artigo “A Ágora sob ataque: Uma tipologia para a análise do fechamento do espaço cívico no Brasil e no mundo” explica que é o espaço cívico e sua relação com a democracia, e propõe uma tipologia para melhor compreensão das diferentes estratégias e táticas utilizadas por governos populistas-autoritários para fechá-lo. O artigo apresenta ainda uma análise detalhada sobre como a atual administração federal vem atuando para fechar o espaço cívico no Brasil, com táticas que variam desde a produção e disseminação de fake news, além de censura, abuso de poder e até intimidação. Por fim, também descreve como o espaço cívico pode ser retomado e oferece estratégias para que grupos cívicos atuem como resistência.

Entre as novidades está o lançamento do livro “A Defesa do Espaço Cívico”, de Ilona Szabó, cofundadora do Instituto Igarapé, pela editora Objetiva do grupo Companhia das Letras. Na obra, Ilona mostra como governos populistas-autoritários manobram os mecanismos constitucionais, aumentam a intimidação e a censura, fomentam a violência e, assim, destroem gradualmente o espaço democrático.

Escrito a partir de sua experiência pessoal, quando exonerada de um conselho voluntário do Ministério da Justiça em meio a uma campanha de ódio nas mídias sociais, Ilona descreve um dos primeiros de muitos episódios de perseguição do atual governo a lideranças da sociedade civil, jornalistas, cientistas, funcionários públicos e oponentes políticos. E mostra que os desdobramentos e impactos desses ataques não ficam restritos às redes sociais: afetam negativamente a vida pessoal de seus alvos, e também a transparência e efetividade das políticas públicas, e o bem público.

O Programa Espaço Cívico inclui também a série de podcasts “Você Pode Mudar o Mundo”. Na primeira temporada, Ilona Szabó conversa sobre ideias e projetos que provocaram mudanças reais nas políticas públicas do Brasil com lideranças brasileiras que têm muito a ensinar sobre suas ações cívicas, os obstáculos que encontraram, seus erros e acertos. Entre os participantes estão o economista Armínio Fraga, ator Wagner Moura, o médico Drauzio Varella, a influenciadora Nil Moretto, o professor Thiago Amparo, e Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. O podcast do Instituto Igarapé foi pensado para inspirar o engajamento e a ação cívica.

A ação cívica é fundamental para intermediar novos pactos sociais e garantir um planeta mais solidário, cooperativo e sustentável para as futuras gerações. Para além de alertar sobre o problema, o Instituto Igarapé propõe antídotos para retomar o espaço cívico ao contar histórias inspiradoras de ação cívica e de lideranças responsáveis que contribuem para melhores políticas públicas e para o bem público.

 

Serviço:

Para informações sobre o programa: https://igarape.org.br/espaco-civico

Para informações a respeito do livro clique em: https://amzn.to/3ddP9h0.

Para informações sobre o podcast “Você pode mudar o mundo”: https://igarape.org.br/vocepodemudaromundo

 

Para entrevistas a respeito do programa: press@igarape.org.br.

 

Sobre o Instituto Igarapé

O Instituto Igarapé é um think and do tank independente, dedicado à integração das agendas de segurança, clima e desenvolvimento. Nosso objetivo é propor soluções e parcerias a desafios globais por meio de pesquisas, novas tecnologias, influência em políticas públicas e comunicação. Premiada como a melhor ONG de Direitos Humanos no ano de 2018, o melhor think tank em política social pela Prospect Magazine em 2019 e considerada pelo Instituto Doar, pelo segundo ano consecutivo, como uma das 100 melhores organizações brasileiras do terceiro setor.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo