Infância e Segurança

Um estudo sobre a percepção da violência por crianças e adolescentes do Complexo do Muquiço, Rio de Janeiro

Agosto, 2016

Por Renata A. Giannini, Maiara Folly, Victor Ladeira, Andressa Werneck e Renata Siqueira

mag-ae21O Artigo Estratégico apresenta os principais resultados da aplicação do Índice de Segurança da Criança (ISC) aos frequentadores do Instituto Bola Pra Frente – localizado no Complexo do Muquiço (RJ), e que atende crianças e jovens de comunidades próximas, como Guadalupe, Deodoro e outras da Zona Norte da cidade. O estudo mostra que a percepção de insegurança tende a aumentar com a idade e com respondentes do sexo feminino (adolescentes em especial). Além disso, os principais tipos de violência percebidos pelas crianças e adolescentes são os de natureza física, verbal e sexual, e também mostra que esse público não se sente devidamente seguro na companhia de policiais, tampouco em suas escolas e bairros onde moram.

O estudo reforça a possibilidade de utilização do ISC como ferramenta de pesquisa digital eficaz para levantar dados gerais  sobre a percepção de jovens e crianças sobre a insegurança em seu entorno, e também sobre como a violência afeta suas rotinas.

VER PDF

 

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo