Igarapé participa em NY de debate com secretário-geral da ONU sobre ODS
Presidente do Instituto, Ilona Szabó faz painel sobre responsabilidade da sociedade civil no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em evento prévio a
encontro de chefes de Estado
A Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que começa na segunda-feira (18) em Nova York, é o principal fórum de discussão dos líderes globais sobre os 17 objetivos pactuados para se avançar na solução das maiores questões ambientais e sociais do planeta. Às vésperas do encontro, a co-fundadora e presidente do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, participa, com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, do debate convocado pela entidade sobre as contribuições e responsabilidades da sociedade civil para acelerar o cumprimento dos ODS.
O evento “Aprimorando Advocacy, Financiamento e Accountability: Mensagens-Chaves da Sociedade Civil para a Cúpula dos ODS e Além” vai reunir neste sábado (16) representantes da sociedade civil, entidades da ONU e integrantes do alto escalão dos governos dos Estados-Membros. Haverá transmissão ao vivo pela UN TV (https://media.un.org/en/asset/k1i/k1i7t031k7).
“As organizações da sociedade civil são fundamentais e participam globalmente da melhoria na formulação e aprimoramento de políticas, e no apoio, acompanhamento e avaliação de sua implementação. Sem a sociedade civil, não será possível cumprir a agenda 2030”, afirma Ilona Szabó, que também é membro do Conselho Consultivo de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz do Secretário-Geral da ONU.
Ela será uma das palestrantes no painel “Transformando o ponto médio dos ODS num ponto de virada”, e vai tratar da maneira como a sociedade civil pode acompanhar, apoiar e cobrar a responsabilidade dos governantes para chegar aos objetivos daqui a sete anos. “Em um momento de múltiplas incertezas e crises sucessivas, o papel da sociedade civil é ainda mais crítico”, diz Ilona. “Para fazer o nosso trabalho e manter governos responsáveis, precisamos aplicar alguns antídotos para conservar um espaço cívico saudável, e incentivar a transparência e a responsabilidade. Isso implica em se basear nos fatos e evidências, e se empenhar na defesa dos direitos humanos e do interesse público”.
AGENDA:
16/09 – Aprimorando Advocacy, Financiamento e Accountability: Mensagens-Chaves da Sociedade Civil para a Cúpula dos ODS e Além
Painel: Transformando o ponto médio dos ODS num ponto de virada
António Guterres – Secretário-Geral da ONU
Ilona Szabó – presidente do Instituto Igarapé e membro do Conselho Consultivo de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz do Secretário-Geral da ONU
Abia Akram – embaixadora da campanha Mundo Igual, da Sightsavers
Amitabh Behar – diretor-executivo interino da Oxfam Internacional
Mediação: Elizabeth Cousens – presidente da Fundação das Nações Unidas
Horário: das 15h às 16h (EST); das 16h às 17h (BRT)
Sede da ONU
Transmissão pela UNTV: https://media.un.org/en/asset/k1i/k1i7t031k7
Mais informações: raphael.lima@igarape.org.br /press@igarape.org.br / joao@pensatacom.com
Sobre o Instituto Igarapé
O Instituto Igarapé é um think and do tank independente, que desenvolve pesquisas, soluções e parcerias com o objetivo de impactar tanto políticas como práticas públicas e corporativas na superação dos principais desafios globais. Nossa missão é contribuir para a segurança pública, digital e climática no Brasil e no mundo. O Igarapé é uma instituição sem fins lucrativos e apartidária, com sede no Rio de Janeiro e atuação do nível local ao global.