Igarapé participa em NY de debate com secretário-geral da ONU sobre ODS

Presidente do Instituto, Ilona Szabó faz painel sobre responsabilidade da sociedade civil no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em evento prévio a 

encontro de chefes de Estado

A Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que começa na segunda-feira (18) em Nova York, é o principal fórum de discussão dos líderes globais sobre os 17 objetivos pactuados para se avançar na solução das maiores questões ambientais e sociais do planeta. Às vésperas do encontro, a co-fundadora e presidente do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, participa, com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, do debate convocado pela entidade sobre as contribuições e responsabilidades da sociedade civil para acelerar o cumprimento dos ODS.

O evento “Aprimorando Advocacy, Financiamento e Accountability: Mensagens-Chaves da Sociedade Civil para a Cúpula dos ODS e Além” vai reunir neste sábado (16) representantes da sociedade civil, entidades da ONU e integrantes do alto escalão dos governos dos Estados-Membros. Haverá transmissão ao vivo pela UN TV (https://media.un.org/en/asset/k1i/k1i7t031k7).

As organizações da sociedade civil são fundamentais e participam globalmente da melhoria na formulação e aprimoramento de políticas, e no apoio, acompanhamento e avaliação de sua implementação. Sem a sociedade civil, não será possível cumprir a agenda 2030”, afirma Ilona Szabó, que também é membro do Conselho Consultivo de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz do Secretário-Geral da ONU.

Ela será uma das palestrantes no painel “Transformando o ponto médio dos ODS num ponto de virada”, e vai tratar da maneira como a sociedade civil pode acompanhar, apoiar e cobrar a responsabilidade dos governantes para chegar aos objetivos daqui a sete anos. “Em um momento de múltiplas incertezas e crises sucessivas, o papel da sociedade civil é ainda mais crítico”, diz Ilona. “Para fazer o nosso trabalho e manter governos responsáveis, precisamos aplicar alguns antídotos para conservar um espaço cívico saudável, e incentivar a transparência e a responsabilidade. Isso implica em se basear nos fatos e evidências, e se empenhar na defesa dos direitos humanos e do interesse público”.

AGENDA:

 

16/09 – Aprimorando Advocacy, Financiamento e Accountability: Mensagens-Chaves da Sociedade Civil para a Cúpula dos ODS e Além

Painel: Transformando o ponto médio dos ODS num ponto de virada

António Guterres – Secretário-Geral da ONU

Ilona Szabó – presidente do Instituto Igarapé e membro do Conselho Consultivo de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz do Secretário-Geral da ONU

Abia Akram – embaixadora da campanha Mundo Igual, da Sightsavers

Amitabh Behar – diretor-executivo interino da Oxfam Internacional

Mediação: Elizabeth Cousens – presidente da Fundação das Nações Unidas

Horário: das 15h às 16h (EST); das 16h às 17h (BRT)

Sede da ONU

Transmissão pela UNTV: https://media.un.org/en/asset/k1i/k1i7t031k7

Mais informações: raphael.lima@igarape.org.br /press@igarape.org.br / joao@pensatacom.com

Sobre o Instituto Igarapé 

O Instituto Igarapé é um think and do tank independente, que desenvolve pesquisas, soluções e parcerias com o objetivo de impactar tanto políticas como práticas públicas e corporativas na superação dos principais desafios globais. Nossa missão é contribuir para a segurança pública, digital e climática no Brasil e no mundo. O Igarapé é uma instituição sem fins lucrativos e apartidária, com sede no Rio de Janeiro e atuação do nível local ao global.

 

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo