A força de uma trajetória

Julho, 2016

O Brasil e as operações de paz da ONU (1947-2015)

Por Eduarda Hamann

rsz_onumatinesEste artigo visa identificar elementos que refletem o caminho percorrido pelo Brasil nas missões da Organização das Nações Unidas (ONU), desde a primeira participação, em 1947, até os dias de hoje. Trata-se de desvendar um importante legado que o Brasil deixa não apenas para si mesmo, mas também para as discussões sobre o futuro das operações das Nações Unidas. Em tempos de crise, como os atuais, a identificação de padrões de comportamento torna-se ainda mais relevante, na medida em que aspectos recorrentes poderão orientar a tomada de decisão depois de dissipada a névoa da incerteza.

Matéria integral na página 47.

Ver PDF

*Esta é uma versão revisada e atualizada da Nota Estratégica 19, publicada pelo Instituto Igarapé em outubro de 2015.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo