Igarapé apostando na paz

Visualizar como página web

Instituto Igarapé - a think and do tank

Newsletter nº 8 – Setembro 2017

Foto de prisão brasileira.

Igarapé apostando na paz

O Instituto Igarapé está firmemente comprometido com a prevenção de conflitos e com a construção de uma paz sustentável em todo o mundo. A organização se inspira em boas práticas adotadas em seus arredores: desde 1967 a América Latina está livre de armas nucleares, e há incontáveis experiências nas quais seus governos solucionaram tensões internacionais através da mediação e outros modos diplomáticos. Desde 2011, o Instituto vem trabalhando pela promoção da estabilidade e da segurança com os presidentes da Assembleia Geral das Nações Unidas, do Departamento de Assuntos Políticos, do Departamento de Manutenção da Paz e uma série de instituições de nível nacional.

Faz sentido, portanto, que o Instituto tenha comemorado o Dia Internacional da Paz, no dia 21 de setembro. Foi um dia notável! Primeiro, o Instituto assinou uma declaração conjuntamente com outras 130 organizações apoiando a sustentabilidade da paz e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) criadas recentemente. Enquanto isso, Robert Muggah encontrou-se com o Secretário Geral da ONU e o Presidente do Banco Mundial em Nova York para o lançamento de um novo relatório sobre prevenção de conflitos que incluía pesquisas feitas pelo Instituto. Paralelamente, no Rio de Janeiro, Ilona Szabó discutiu o ODS 16 no programa REP – Geração do Amanhã (organizado pela TV Globo) e o Igarapé mediou um encontro sobre o empoderamento de mulheres e a prevenção da violência de gênero.

Veja o REP – Geração do Amanhã com Ilona Szabó →

Igarapé em números

  • O Instituto Igarapé foi mencionado 225 vezes por 209 meios de comunicação brasileiros e internacionais em setembro. O trabalho do Igarapé apareceu em grandes meios como BBC Brasil, Época, Estadão, Deutsche Welle, O Globo, Vice e outros. Pesquisadores do Instituto participaram de vários programas de televisão discutindo a crise da segurança pública no Rio de Janeiro, incluindo o Globo Repórter e o Estúdio i. Ilona Szabó foi novamente convidada no programa Conversa com Bial, discutindo política de drogas com professor norte-americano Carl Hart.
  • O Igarapé também publicou 6 artigos de opinião em 13 meios nacionais e internacionais nesse mês. Entre eles está um artigo que circulou bastante para o The Conversation sobre balas perdidas no Rio de Janeiro. Outros artigos também merecem destaque: sobre igualdade de gênero, para o Le Monde Diplomatique Brasil; sobre a dinâmica da violência na Colômbia após o fim do conflito com as FARC, para o El Spectador; sobre segurança digital, para o Jane’s Intelligence Review; sobre deslocamento forçado e represas no Brasil, para o Nexo; e sobre as complexas relações econômicas entre China e Brasil, para o Americas Quarterly.
  • O Instituto também intensificou suas atividades de advocacy. Por exemplo, preparou uma declaração para o Parlamento Global de Prefeitos em solidariedade ao prefeito de El Hatillo, na Venezuela; uma nota pública pela transparência da Pauta Participativa da Câmara dos Deputados; e um compromisso com a implementação dos Novos Compromissos para a paz. Além disso, um relatório do qual Robert Muggah foi coautor e editor – Ending Violence in Childhood: Global Report 2017 –, foi mencionado no The Guardian e na Reuters.
  • Membros do Instituto Igarapé participaram de 15 eventos públicos e seminários em setembro. Ilona Szabó, diretora executiva, e Robert Muggah, diretor de pesquisa, participaram do lançamento global da campanha “Believe Earth” durante o Rock in Rio. Em Nova York, Robert Muggah fez apresentações no TED Global NYC, na Cúpula sobre Impactos do Desenvolvimento Sustentável do Fórum Econômico Mundial, na Cúpula Global de Prefeitos, e no Oslo Freedom Forum. A pesquisadora Ana Paula Pellegrino participou do painel sobre políticas de drogas na XIV Conferência Internacional sobre Segurança realizada no Forte de Copacabana e organizada pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).

Rob Muggah apresentando nosso app Cidades Frágeis em Davos.

Igarapé de volta ao TED

Em setembro, o diretor de pesquisa do Instituto, Robert Muggah, participou novamente do TED. Robert fez uma muito bem recebida apresentação sobre cidades frágeis e abordagens de ampliação da resiliência. Ele demonstrou a ferramenta de visualização Earth Timelapse, desenvolvida em parceria com a universidade Carnegie Mellon (EUA). Robert participou do evento ao lado de outros palestrantes como Christiane Amanpour, Naomi Klein, Cat Stevens (Yusuf Islam), Elif Shafak, Margrethe Vestagar, entre outros. É o quarto ano consecutivo no qual Robert participa do TED, incluindo Vancouver, no começo de 2017, o TED Summit, em 2016, e o TED Global, em 2015. Sua apresentação deve ser disponibilizada em breve.

Rob Muggah apresentando nosso app Cidades Frágeis em Davos.

Empoderamento das mulheres

Em parceria com o Embaixada do Canadá no Brasil, o Instituto Igarapé organizou uma mesa de discussão: “Empoderamento de mulheres e a prevenção à violência de gênero: um caminho para a paz”. O evento teve uma participação extremamente positiva e foi transmitido ao vivo pelo Facebook. A reunião juntou profissionais e pesquisadoras brasileiras e canadenses para discutirem a violência contra mulheres e abordagens de fortalecimento do empoderamento feminino. Especialistas compartilharam suas experiências e o seu trabalho na área, discutindo políticas e práticas. O debate se encontra disponibilizado na íntegra no canal do Instituto Igarapé no YouTube.

Assista ao vídeo

Foto de Cesar Gaviria, ex-presidente da Colômbia.

Segurança e Políticas de Drogas na TV Globo

O Instituto Igarapé continua a produzir um impacto positivo nos debates sobre segurança pública e política de drogas no Rio e no Brasil. O Instituto é o líder de uma rede crescente de atores do setor privado comprometida com metas robustas para a segurança pública. Além disso, a diretora executiva, Ilona Szabó, foi presença constante nos canais da Globosat esse mês. Ilona participou de programas como Conversa com Bial, REP 2030, Jornal Hoje, Globo Repórter, Jornal Globo News e Estúdio i. Ilona discutiu a importância de uma regulamentação responsável das armas de fogo e das drogas, os desafios psicológicos enfrentados por policiais e as consequências nocivas das balas perdidas.

Foto de Cesar Gaviria, ex-presidente da Colômbia.

Prevenção de conflitos na África

Esse mês, o Igarapé lançou uma nova iniciativa – Inovações em Prevenção de Conflitos. A iniciativa tem o apoio do governo do Canadá e está sendo realizada em parceria com o Institute of Security Studies, da África do Sul. O foco do projeto é identificar intervenções baseadas em dados e evidências relacionadas à prevenção de conflitos armados. A equipe está focada em seis estudos de caso na África, particularmente na região dos Grandes Lagos Africanos, no Sahel e no Chifre da África. O Igarapé também publicará artigos acadêmicos, manuais e uma plataforma digital interativa, e coletará histórias de todas as partes do continente. A página do projeto já está no ar.

Visite a página do ICP

Para ficar de olho

  • No dia 11 de outubro, Juan Garzon irá apresentar novas achados no campo da redução de homicídios na Cúpula Anual de Ministros de Segurança da OEA, em Honduras.
  • Entre os dias 14 e 16 de outubro, Robert Muggah realizará palestras sobre economia política e prevenção de conflitos no Departamento de Relações Públicas das Nações Unidas, em Nova York.
  • No dia 16 de outubro, Ilona Szabó participará da Iniciativa Brasil do Amanhã, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
  • No dia 18 de outubro, Robert Muggah fará uma apresentação sobre os riscos futuros a serem enfrentados pela América Latina para o EXCRED, em Nova York, falando para investidores e seguradoras.
  • No dia 24 de outubro, Robert Muggah será o anfitrião de um seminário online com a Singularity University, em São Francisco.
  • Nos dias 25 e 26 de outubro, Robert Muggah participará, no Rio de Janeiro, de uma conferência realizada conjuntamente pelo BPC e o Graduate Institute sobre segurança na América Latina.
  • Nos dias 26 e 27 de outubro, Robert Muggah fará uma apresentação sobre Cidades Inteligentes no Brazil Summit 2017, no Rio de Janeiro.
  • Nos dias 30 e 31 de outubro, Ilona Szabó e Dandara Tinoco lançarão a campanha Instinto de Vida com parceiros da sociedade civil de de governos em Pernambuco e no Ceará.

Change language preferences / Alterar preferência de idioma

Instituto Igarapé - a think and do tank

igarape.org.br

+55 (21) 3496-2114

+55 (21) 3988-6540

contato@igarape.org.br

 

Apoie o Instituto Igarapé
Facebook
/InstitutoIgarape

Twitter
/igarape_org

Enviado por Instituto Igarapé

Rua Miranda Valverde, 64, Botafogo, Rio de Janeiro. RJ – Brasil – 22281-000

Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo