Coronavírus e o sistema penitenciário: uma tragédia anunciada

Ilona Szabo 02

Publicado em Estado de São Paulo

Por Ilona Szabó

O Brasil é o terceiro país com a maior população carcerária do mundo – com quase 800 mil presos, sendo que 41,5% deles são presos provisórios ou seja, ainda não foram julgados. As condições de moradia como se sabe são extremamente insalubres; falta de ventilação nos ambientes, falta de insumos de higiene e carência de médicos e medicamentos. Não espanta o longo histórico de doenças contagiosas, como a tuberculose e sarna; há mais de 10 mil casos de tuberculose confirmados em 2018 nas cadeias brasileiras. E pessoas que convivem com tuberculose, como se sabe, estão entre os grupos que podem ser mais afetados pelo novo coronavírus.

 

Leia mais

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo