Confira eventos, lançamentos e parcerias durante a COP30

O Instituto Igarapé volta de Belém após uma participação estratégica na COP30, contribuindo com a agenda climática global em três temas principais:  financiamento para a natureza, enfrentamento aos crimes ambientais e novos desenhos para uma cooperação internacional efetiva. O início da COP foi marcado pela inclusão do crime ambiental pela primeira vez na Agenda de Ação da COP30, com destaque na Cúpula de Líderes. Esse avanço reforça a necessidade de conectar clima, governança territorial, segurança e proteção de ecossistemas, uma discussão que o Igarapé vem trabalhando desde 2024 para que entrasse nas discussões globais.


Durante a Conferência, o Instituto apresentou a Green Bridge Facility (GBF), iniciativa de impacto dedicada a apoiar empreendimentos responsáveis e comprometidos com o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Também lançou, em parceria com The Royal Foundation, AARIMO e instituições como IBAMA, MMA, Polícia Federal, Itamaraty e INPE, o documento “Plano para Acelerar Soluções: Combatendo o Crime Ambiental para Alcançar o Desmatamento Zero”, uma iniciativa para orientar governos e atores multilaterais rumo a um mapa do caminho para o desmatamento zero.


A programação contou ainda com uma série de lançamentos de publicações, debates, rodas de conversa e painéis com cientistas e ambientalistas renomados, como Carlos Nobre, Johan Rockström e a ex-ministra do meio ambiente Izabella Teixeira; e lideranças políticas, Annalena Baerbock, presidente da Assembleia Geral da ONU, Carlos Alvarado Quesada, ex-presidente da Costa Rica, e a ministra  britânica Mary Creagh. O Instituto também participou da entrega de uma carta de cientistas a autoridades brasileiras e internacionais, como o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra do meio ambiente Marina Silva, defendendo um roteiro claro para eliminar o desmatamento e promover a transição justa e gradual dos combustíveis fósseis.

Finanças para a Natureza

/

Crime Ambiental

/

Cooperação Internacional

/

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. 

Ir para o conteúdo