China reforça controle sobre minerais críticos no Peru e no Brasil

Impulsionada por sua ambição de obter maior controle sobre as principais matérias-primas usadas nas indústrias de alta tecnologia, para seu próprio benefício e exercer influência geopolítica, a China vem acelerando sua expansão no setor de minerais críticos em todo o mundo. A estratégia de monopólio sobre os minerais essenciais para as tecnologias bélicas e a modernização militar levou Pequim a aumentar seus investimentos e sua influência na América Latina, uma medida que, segundo os especialistas, apresenta preocupações de segurança nacional e mundial, pois a China poderia usar os minerais essenciais como moeda de troca em conflitos ou interromper as cadeias de suprimentos, para obstaculizar os avanços tecnológicos.

 

Leia a publicação completa

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Ir para o conteúdo