Campanha Para Virar o Jogo chama atenção para importância da segurança pública no debate eleitoral
Nove organizações se uniram para lançar no Circo Voador a campanha #ParaVirarOJogo, sob coordenação do Instituto Igarapé. A iniciativa suprapartidária quer disseminar informações e propostas para reverter o quadro de violência no Brasil com respostas equilibradas e baseadas em evidências. O lançamento acontecerá no Festival #ParaVirarOJogo, no dia 27 de setembro, que conta com debate, vídeos, músicas e outras ações de mobilização.
“Todos queremos um país seguro”, afirma Ilona Szabó, diretora-executiva do Instituto Igarapé. “Queremos chegar à população com informações confiáveis sobre um tema chave para a eleição. É fundamental que todos reflitam sobre ele antes de votar. O mais importante é mostrar que há soluções possíveis e efetivas para tornar nossa sociedade mais segura com a garantia de direitos”, diz.
Em linguagem simples e em diferentes formatos, as entidades reuniram e vão divulgar argumentos e propostas para que o eleitor possa entender o que funciona − e o que não funciona − quando o assunto é a redução da violência.
O Festival #ParaVirarOJogo vai iniciar a contagem regressiva de mobilização e conscientização para as eleições. A noite começa com o bate-papo “Violência no Brasil: como vamos virar esse jogo?”. Participam Ilona Szabó de Carvalho (Instituto Igarapé), Ivan Marques (Instituto Sou da Paz), Maria Paula (Embaixada da Paz), Fernando Veloso (ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro) e Edu Carvalho (FaveladaRocinha.com).
A Banda “Para Virar o Jogo” comanda a noite com convidados como João Cavalcanti, Matheus VK, Natascha Falcão, Carine Correa, Luthuli, Thais Macedo, Lucio Sanfilipo e Os Clássicos do Passinho. O Bloco Mulheres Rodadas fará o cortejo de abertura. O DL Lencinho encerra a noite.
Os alimentos e materiais de higiene doados serão encaminhados para as organizações Viva Cazuza, Ação da Cidadania e Degase (Departamento Geral de Medidas Socioeducativas do Rio de Janeiro).
Entre os temas abordados na campanha estão a prevenção e o policiamento inteligentes, maior investigação de crimes para reduzir a impunidade, melhor gestão dos presídios e a aplicação de modelos alternativos à prisão para crimes não violentos. Dentre as estratégias concretas apresentadas: melhoria da atenção à primeira infância, redução da evasão escolar, criação de espaços públicos que contribuam para a convivência, tecnologias para tornar o trabalho policial mais eficiente, revisão da atual política de drogas e a regulação responsável de armas.
No site #ParaVirarOJogo, o eleitor encontra vídeos, textos didáticos e um quiz sobre o sistema de segurança pública brasileiro, além de indicação de leituras com informações sobre violência e segurança, como publicações produzidas pelo Instituto Igarapé e parceiros. São parceiros nessa iniciativa Instituto Igarapé, Instituto Sou da Paz, Instituto Alana, Embaixada da Paz, Instituto Fidedigna, Iser, Luta pela Paz, Promundo e Visão Mundial.
Sobre o Instituto Igarapé
O Instituto Igarapé é um think and do tank independente, dedicado às agendas da segurança, da justiça e do desenvolvimento. É uma das principais organizações brasileiras nos temas políticas de drogas, segurança cidadã e cooperação internacional. Seu objetivo é propor soluções inovadoras a desafios sociais complexos, por meio de pesquisas, novas tecnologias, influência em políticas públicas e comunicação.
Sobre o Circo Voador
O Circo Voador nasceu em 1982. Primeiro em janeiro, no Arpoador, e depois em outubro, na Lapa onde se estabeleceu definitivamente e se firmou como um palco de lançamento de diversos artistas que vieram a se consagrar no Brasil e no mundo. Além de abrigar shows nacionais e internacionais históricos, é um espaço aberto para o debate de questões fundamentais para o progresso da sociedade.
Serviço:
Site da campanha: www.paravirarojogo.com.br
FESTIVAL #PARAVIRAR O JOGO
Debate #ParaVirarOJogo, Cortejo Bloco Mulheres Rodadas, Os Clássicos do Passinho, Banda ‘Para Virar o Jogo’Data: Quinta, dia 27 de setembro de 2018
Set com o DJ Lencinho
Abertura da casa: 19h
Ingressos: 1 kg de alimento ou 1 item de higiene pessoal
Capacidade: 2.000 pessoas (Evento sujeito à lotação)
Classificação: 18 anos (de 14 a 17 somente acompanhado de um responsável legal)
Integrantes da banda Para Virar o Jogo
Pedro Holanda (direção musical, voz, guitarra e violão de 7 cordas), Rodrigo Marchevsky (acordeão e teclado), Victor Valansi (violão e teclado), Ramon Murcia (percussão), Clarice Magalhães (voz e pandeiro), Mariana Bernardes (voz e cavaquinho), Rodrigo Villa (baixo), Carol D’avila (flauta e sax).
Assessoria de imprensa:
Renata Rodrigues (rcarvalhorodrigues@igarape.org.br)
(21)34962114 – (21)980382376
Renata Reis (assessoria@circovoador.com.br)
(21) 2533-0354 RAMAL: 22