Brazil and francophone Africa

Brazil and francophone Africa: Opportunities and Challenges

Dezembro 2016

Este BPC Paper é fruto da parceria do BRICS Policy Center com o Instituto Igarapé

miniatura-brics-igarapeO objetivo deste BPC Paper é examinar como a África francófona atualmente percebe as ambições do Brasil à luz das relações econômicas, políticas e diplomáticas atuais e passadas. Identifica as oportunidades que as duas contrapartes representam umas para as outras. O paper analisa a história compartilhada da África francófona e do Brasil, da ofensiva de Lula sobre a África às iniciativas de Rousseff, mas também um olhar histórico sobre a emigração de afro-brasileiros de volta ao Dahomey e outros países da África Ocidental. Aborda interesses geopolíticos e oportunidades comuns ao Brasil e à África francófona, e como a cooperação Sul-Sul é construída para defender os interesses de ambas as partes. Destaca também a deterioração da relação entre a França e a África francófona, para dar ao leitor uma percepção dos espaços de abertura e das convulsões do sistema denominado “Françafrique”. Finalmente, analisa o potencial econômico da África francófona como um todo e como o Brasil está se aproveitando (ou não) do espaço criado pela retirada constante da França e até que ponto o Brasil está competindo com os BRICS.

 

Ver PDF (Em Inglês)

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo