O Instituto Igarapé, ao lado de diversos parceiros, está lançando a campanha #SegurançaParaACriança para chamar atenção para os riscos a que crianças e adolescentes estão submetidos. A ideia é reforçar a voz dos mais novos, observando as formas pelas quais eles se sentem inseguros – especialmente aqui, no Brasil. A campanha se baseia em descobertas e reflexões realizadas a partir do uso do Índice de Segurança das Crianças (ISC), um aplicativo para celulares e smartphones que pesquisa as experiências de crianças e adolescentes.
Realizada entre agosto e setembro de 2016, #SegurançaParaACriança possui três objetivos centrais. Primeiramente, o desejo é mostrar a dimensão e escala dos níveis de insegurança para os mais novos. Em segundo lugar, sublinhar as diferenças nas experiências de meninos e meninas quanto à insegurança em suas casas, escolas e espaços públicos. Por fim, destacar as formas pelas quais a tecnologia pode melhorar a segurança dos mais novos.
#SegurançaParaACriança está sendo veiculada pelas mídias sociais no Brasil e ao redor do mundo. Toda a rede de parceiros do Igarapé estará munida com novas pesquisas, peças gráficas e vídeos (clique aqui para ter acesso ao material) para ressoar a mensagem da campanha – dentre elas, o mais recente artigo estratégico sobre o tema, abordando a aplicação do método no Rio de Janeiro.