Plataforma KYT-e analisa oportunidades e riscos territoriais e apoia empreendimentos verdes
Objetivo da KYT-e, aberta ao público e disponível online, é apoiar negócios sustentáveis, que geram impacto positivo e reduzem espaço de economias ilícitas.
Empreendimentos verdes, financiadores responsáveis e poder público agora contam com uma ferramenta que ajuda negócios e projetos de impacto positivo a navegar pelos principais desafios dos territórios escolhidos.
A KYT-e (Conheça Seu Território ou Know Your Territory) é uma plataforma aberta ao público que mapeia riscos e oportunidades em territórios a partir de seis dimensões relevantes para a viabilidade de negócios verdes: segurança, presença institucional, contexto econômico, tecido social, gestão do uso do solo, clima e natureza.
Acesse o site KYT-e
A plataforma ajuda a mapear territórios promissores para Soluções Baseadas na Natureza, orientar investimentos sustentáveis, planejar a expansão de negócios existentes e acompanhar o desempenho de projetos ao longo do tempo. Também apoia o poder público com informações para reduzir riscos e planejar políticas locais de desenvolvimento sustentável.
Criada pela GBF (Green Bridge Facility), iniciativa de impacto do Instituto Igarapé, a ferramenta tem como propósito reduzir barreiras, orientar investimentos e fortalecer economias compatíveis com a floresta em pé, em contraponto à crescente criminalidade ambiental.
“Enfrentar o crime ambiental é condição essencial para o Brasil atingir suas metas de desmatamento zero. Por isso, é preciso transformar o ecossistema tomado pela criminalidade em um ecossistema de negócios sustentáveis, com impacto positivo para as pessoas e a natureza. A KYT-e é uma ferramenta para orientar essa transição e fortalecer economias que mantêm a floresta em pé”, diz Ilona Szabó, fundadora da GBF e presidente do Instituto Igarapé.
Ao reconhecer as vulnerabilidades de cada território, a plataforma ajuda a orientar planos de negócio mais sólidos, criando condições para que o capital verde chegue a empreendimentos responsáveis, cuidando do território e gerando valor para todos os envolvidos.
“Muitas vezes, questões como insegurança fundiária, lacunas regulatórias e fragilidade institucional afastam empreendimentos responsáveis. Nosso objetivo é oferecer dados e conhecimento para que seja possível antecipar e contornar desafios”, diz Szabó.
Como a plataforma foi criada
O método que sustenta a plataforma foi desenvolvido a partir de um extenso banco de dados e uma técnica estatística que permite a análise integrada dos indicadores. Seu desenho nasceu de uma pergunta concreta: como negócios de soluções baseadas na natureza podem se instalar em territórios com grande potencial, mas também com riscos?
A resposta veio com o conceito de “Know Your Territory”, que reúne inteligência territorial e ciência de dados para orientar decisões de investimento, particularmente em projetos de restauração florestal e políticas públicas.
Sobre a GBF e o Instituto Igarapé
A Green Bridge Facility (GBF) é uma iniciativa de impacto do Instituto Igarapé dedicada a transformar ecossistemas e fomentar economias compatíveis com a floresta em pé, fazendo um contraponto a atividades ilícitas e apoiando as metas brasileiras de clima e biodiversidade.
O Instituto Igarapé é um think-and-do tank independente que atua na interseção entre segurança, clima e governança, desenvolvendo soluções inovadoras para um futuro mais justo, verde e seguro.
Acesse o site do GBF