Instituto Igarapé reúne em NY lideranças internacionais para discutir Plano de Transformação Ecológica com Ministro da Fazenda

Ministro aceitou convite do Instituto para dar continuidade às conversas em um evento paralelo no âmbito do G20

Na manhã desta terça-feira (19), o Instituto Igarapé, em parceria com Uma Concertação pela Amazônia e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, recebeu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o assessor especial Rafael Dubeux, em um café da manhã com um grupo internacional de stakeholders, formuladores de políticas e representantes da sociedade civil, para que o ministro apresentasse o Plano de Transformação Ecológica.

“O Igarapé vê esse plano como o passaporte do Brasil para a liga dos países desenvolvidos. Essa liderança não é importante apenas para o país, mas para os demais países em desenvolvimento. Temos que aproveitar a presidência do Brasil no G20 para aumentar a ambição em relação ao financiamento da transformação verde também dos países de renda baixa e média, e trazer aportes do Brasil não apenas na trilha de finanças, mas também bioeconomia, inovação e transição energética, tudo isso vinculado a uma agenda de redução de desigualdade”, afirmou a presidente e cofundadora do Instituto Igarapé, Ilona Szabó. 

O ministro pontuou o grande desafio que a transição energética verde coloca do ponto de vista de governança global. Segundo ele, os grandes blocos econômicos estão mais disputando entre si do que cooperando entre si, e a posição do presidente Luís Inácio Lula da Silva, no G20, vai ser justamente de colocar mais peso na cooperação.

A importância do evento, para o Igarapé, foi trazer à mesa uma comunidade internacional que está ávida por ver o Brasil de volta ao mundo com consistência, coerência e responsabilidade. “Ficou claro que o Brasil faz falta ao multilateralismo e que, para este se fortalecer, precisamos de lideranças legítimas, como a de um país em desenvolvimento que está fazendo seu dever de casa”, disse Ilona.

Ao final da reunião, ela convidou o ministro e os demais presentes a dar continuidade às conversas, que vão ocorrer em um evento paralelo no início do ano que vem no Rio de Janeiro, no âmbito da presidência do Brasil do G20.

Estiveram presentes Jennifer Morgan, Secretária de Estado e representante especial para a Política Climática Internacional do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha; Juergen Voegele, vice-presidente de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial; Carlos Felipe Jaramillo, vice-presidente para América Latina e Caribe do Banco Mundial; Ian Goldin, diretor de Programas de Pesquisa em Mudança Tecnológica e Econômica da Oxford Martin School, ex-vice presidente do Banco Mundial e ex-assessor do presidente Nelson Mandela, entre outros.

 

Mais informações:

– Raphaël Lima – raphael.lima@igarape.org.br – (21) 96555-9019

– João Veiga – joao@pensatacom.com – (21) 99987-6094

 

Sobre o Instituto Igarapé:

O Instituto Igarapé é um think and do tank independente que desenvolve pesquisas, soluções e parcerias para impactar políticas e práticas públicas e corporativas em questões de segurança cidadã, digital e climática no Brasil e no mundo. Sua missão é contribuir para a segurança pública, digital e climática no Brasil e no mundo. O Igarapé é uma instituição sem fins lucrativos e apartidária, com sede no Rio de Janeiro e atuação do nível local ao global.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo