Sugestão de Pauta: Igarapé na COP 29

SUGESTÃO DE PAUTA

 

O Instituto Igarapé estará presente na COP 29 em Baku, Azerbaijão, acompanhando de perto as negociações e (co)organizando eventos. Os principais objetivos do Instituto são avançar nas agendas de finanças para o clima e a natureza, apoiar a transição global justa para economias de baixo carbono e conectar as agendas de clima e biodiversidade. Esses esforços estão alinhados com os importantes marcos globais deste ano, como a COP 16 da Biodiversidade, que ocorreu em Cali, a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, entre os dias 18 a 19 de novembro, e a COP 30 do Clima, que ocorrerá em Belém, em 2025.

Com três eventos proprietários, o Instituto Igarapé promoverá discussões sobre temas críticos para enfrentar a crise climática, incluindo:

  • As sinergias entre os processos do G20 e das COPs para mobilizar finanças para clima, natureza e desenvolvimento sustentável;
  • O papel da liderança global brasileira em uma transição econômica verde e justa;
  • As estratégias para expandir empreendimentos verdes e desbloquear investimentos responsáveis na Bacia Amazônica e em outros biomas.

Especialistas do Instituto Igarapé estão disponíveis para entrevistas na COP 29 e remotamente, fornecendo mais informações sobre as iniciativas e eventos promovidos durante o evento.

Os eventos proprietários do Instituto Igarapé são: 

  • Conectando G20 e COPs: avançando a agenda global de financiamento
    Data: 11 de novembro, das 12:00 às 12:45 (Horário de Baku), no Pavilhão SDG (Zona Azul)
    Esse evento explora como as agendas do G20 e das COPs podem ser harmonizadas para impulsionar o financiamento global, facilitando ações climáticas e de preservação da biodiversidade. Com o Brasil assumindo a presidência do G20, o evento será uma oportunidade para debater estratégias para ampliar o financiamento climático e promover o desenvolvimento sustentável, com o objetivo de alinhar as agendas de financiamento ambiciosa do Rio a Baku, Washington, Nova York, Sevilha, Joanesburgo e Belém. A discussão reunirá representantes de alto nível com o objetivo de fortalecer a governança global para enfrentar as crises complexas de hoje e preparar o caminho para um futuro sustentável para as próximas gerações.
  • Do G20 à COP 30: mobilizando financiamento para o clima e a natureza
    Data: 12 de novembro, das 16:15 às 17:15 (Horário de Baku), no Pavilhão RCFs (Zona Azul)
    Este evento abordará a urgência de mobilizar investimentos para enfrentar a crise climática e a perda de biodiversidade, integrando a natureza nas estratégias econômicas e promovendo a transição para economias de baixo carbono. Com o Brasil na presidência do G20, a discussão reforça como o país e o Sul Global podem se unir aos países de alta renda e ajudar a impulsionar os esforços globais para mobilizar financiamento para o clima e a natureza.  O evento também explorará reformas necessárias nas instituições financeiras internacionais para garantir que esses recursos atendam às metas do Acordo de Paris e promovam um desenvolvimento sustentável e inclusivo, alinhando o G20 e a COP 30 em uma agenda ambiciosa para o clima e a natureza.
  • Ampliando o financiamento para a natureza e empreendimentos verdes na Bacia Amazônica e além
    Data: 13 de novembro, das 16:45 às 18:15 (Horário de Baku), na Side Event Room 3 (Zona Azul)
    O evento abordará estratégias para aumentar investimentos responsáveis na Bacia Amazônica, incentivando empreendimentos verdes e reduzindo os riscos financeiros e territoriais. A sessão pretende explorar estratégias para alcançar o desmatamento zero e promover a segurança​.
  • Painel COP 29: Pacto pela Transformação Ecológica
    Data: 16 de novembro de 2024, das 15h às 16h (horário de Baku), no Pavilhão Brasil
    O painel “Pacto pela Transformação Ecológica”, que acontecerá no Pavilhão Brasil em 16 de novembro, às 15h, reunirá representantes do governo federal e especialistas para discutir como o Brasil está liderando um novo paradigma de desenvolvimento sustentável, segurança climática e justiça social por meio do Pacto firmado pelos Três Poderes. Moderado pelo Ministro Jorge Messias (AGU), o evento contará com a participação do Ministro Roberto Barroso (STF), do Ministro Herman Benjamin (STJ), da Assessora Especial do Ministério da Fazenda Fernanda Santiago, do Deputado Federal Nilton Tatto e de Giovanna Kuele, Gerente de Programas de Cooperação Internacional (Instituto Igarapé). Cada painelista destacará o papel de suas instituições na implementação dessa transformação ecológica, promovendo uma visão integrada de governança ambiental e climática que fortalece a posição do Brasil como líder global em segurança ambiental e alimentar.

A agenda completa (e atualizações) pode ser acessada online, através do link: https://igarape.org.br/cop29-baku/ 

Informações à imprensa: raphael.lima@igarape.org.br  (+55 21 965559019) / press@igarape.org.br

 

Sobre a COP 29:

A Conferência das Partes (COP) é realizada anualmente, com a Presidência alternada entre as cinco regiões reconhecidas pela ONU. Em 2024, o Azerbaijão foi selecionado como Presidente da 29ª Conferência das Partes (COP 29), que será sediada em Baku, entre 11 e 22 de novembro.

Além da 29ª sessão da Conferência das Partes (COP 29), o evento incluirá a 19ª Reunião das Partes do Protocolo de Kyoto (CMP 19) e a sexta Reunião das Partes do Acordo de Paris (CMA 6), que se reunirão para concluir o primeiro quadro aprimorado de transparência e o novo objetivo coletivo quantificado sobre financiamento, entre outras questões. As 61ª sessões do Órgão Subsidiário de Assessoramento Científico e Tecnológico (SBSTA 61) e do Órgão Subsidiário de Implementação (SBI 61) também acontecerão durante o evento.

 

Sobre o Instituto Igarapé:

O Instituto Igarapé é um think and do tank independente, que desenvolve pesquisas, soluções e parcerias com o objetivo de impactar tanto políticas como práticas públicas e corporativas na superação dos principais desafios globais. Nossa missão é contribuir para a segurança pública, digital e climática no Brasil e no mundo. O Igarapé é uma instituição sem fins lucrativos e apartidária, com sede no Rio de Janeiro e atuação do nível local ao global.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo