Ouça o que ela tem a dizer

 

 

 

Instituto Igarapé - a think and do tank

 

Newsletter nº 6  Junho/Julho – 2017

Ouça o que ela tem a dizer

O Instituto Igarapé alça novos voos. A diretora-executiva, Ilona Szabó, é tema de matéria especial de capa da revista de bordo da Gol Linhas Aéreas de julho. Os cerca de 2,5 milhões de passageiros da empresa no último mês tiveram a oportunidade de conhecer o que a cientista política tem a dizer sobre segurança pública, política de drogas e cidadania.

“Ser capa da revista foi uma oportunidade de contar minha história e iniciar uma conversa com tantos brasileiros e brasileiras que, como eu, querem construir um país melhor”, comenta Ilona. Ela revela na reportagem o que aprendeu em mais de 15 anos de trabalho pela redução da violência: “mudança só se faz com a coletividade”, resume. “Tento mostrar às pessoas que não adianta pensar só em si. Dialogar com o entorno, a escola, o bairro, o outro, não é ser ativista. É ser cidadão”, completa.

A matéria, que havia sido antecipada pela coluna Gente Boa, do jornal O Globo, está disponível on-line para leitura e download no site da Gol e no do Igarapé.

O Igarapé em números

CopCast é testado nos EUA

CopCast, aplicativo de celular desenvolvido pelo Instituto Igarapé com auxílio técnico da Jigsaw, está sendo testado pela polícia da Jersey City (EUA), como noticiado pelo USA Today. A tecnologia permite que telefones celulares atuem como câmeras corporais, capturando vídeo, áudio e localização GPS em tempo real para monitorar as operações e para a melhoria de relação entre polícia e comunidade.
CopCast é o primeiro aplicativo open source de câmeras corporais, desenvolvido para aumentar a eficiência e a transparência das ações da polícia, colaborando para a prevenção do uso excessivo da força.
A tecnologia, que já foi aplicada em cidades como Rio de Janeiro e Joanesburgo, está sendo procurada pelos departamentos de Polícia de cidades do Chile, Equador, Colômbia, El Salvador e outras cidades norte-americanas. Grandes empresas de tecnologia também se interessaram em firmar parcerias para expandir o projeto.
Outros grandes veículos da mídia internacional noticiaram os testes em território americano. O CopCast também já havia sido tema cobertura noCBCIndependent MailNexoViceThe ConversationThe Guardian e Valor Econômico.

O sistema de justiça e a segurança pública

Em junho, o Instituto Igarapé convidou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso para um encontro com a comunidade jurídica do Rio de Janeiro. Na agenda, a política de drogas no contexto dos atuais desafios da segurança em âmbito nacional. Em fevereiro, o ministro havia citado, em entrevista ao jornal O Globo, a influência do trabalho da diretora do Igarapé, Ilona Szabó, em seu posicionamento favorável à descriminalização do uso de drogas.
O Instituto também fortaleceu sua parceria com o sistema de Justiça do Rio de Janeiro. Ao lado do TJRJ e do Instituto Ação pela Paz, o Instituto apoiou o Ministério Público e a Defensoria do Rio na organização do debate “Sistema Penitenciário e o Conselho da Comunidade: novos modelos e perspectivas”, voltado para a reativação do instrumento de participação da sociedade na política de execução penal. O Igarapé apresentou uma pesquisa inédita sobre a situação carcerária no estado, que revelou, por exemplo, uma taxa de ocupação média de 179% da capacidade dos presídios. Olevantamento também foi divulgado pelaEBCEFEGloboGloboNewsJornal do BrasilRádio CBNTV Globo e outros.

Para ficar de olho

  • Em 8 de agosto, a pesquisadora Renata Giannini participa da mesa redonda “A Resolução 1325: Implementando a Agenda de Mulheres, Paz e Segurança no Brasil”, no BRICS Policy Center no Rio de Janeiro.
  • Em 11 de agosto, o Instituto Igarapé lançará a publicação Situações extraordinárias: a entrada de mulheres na linha de frente das Forças Armadas brasileiras.
  • O Centro de Tecnologia da UFRJ recebe 16 de agosto a palestra “Políticas de drogas: segurança pública no século XXI e como a tecnologia pode ajudar”, por Ilona Szabó e Robert Muggah.
  • Robert Muggah fala em Berlim em 31 de agosto em conferência sobre desenvolvimento urbano apoiada pela revista Foreign Affais.
  • A diretora do Igarapé fará apresentações no USP Talks, em 30 de agosto, e no Live Talks doUnibes Cultural, também em São Paulo, em 13 de setembro.
  • O pesquisador Nathan Thompson participará do evento “Por una mejor regulación de Internet en América Latina – #CELE17”, de 6 a 8 de setembro em Buenos Aires.
  • Ilona participa da XVIII Bienal do Livro Rio em 9 de setembro, no Rio de Janeiro.
  • Em 19 de setembro, Robert Muggah e a Iniciativa Know Violence lançam relatório em Nova York.
  • Após participação em 2104, Robert Muggah volta a se apresentar no TED Global, em Nova York, em 20 de setembro.
  • A campanha #InstintodeVida lançará em setembro na OEA, em Washington, D.C., pesquisa de opinião sobre segurança realizada em 5 países da América Latina.
  • Entre 24 e 28 de setembro, Robert Muggah presidirá partes da segunda convocação do Parlamento Mundial de Prefeitos em Stavanger, na Noruega.
  • Entre 26 e 28 de setembro, acontece o Debating Security Plus organizado pelo Friends of Europe, com parceria do Instituto Igarapé.
Instituto Igarapé - a think and do tank

igarape.org.br

+55 (21) 3496-2114

+55 (21) 3988-6540

contato@igarape.org.br

 

Apoie o Igarapé
Facebook
/institutoigarape
Twitter
/igarape_org

 

Tags:

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo