Ouça o que ela tem a dizer

 

 

 

Instituto Igarapé - a think and do tank

 

Newsletter nº 6  Junho/Julho – 2017

Ouça o que ela tem a dizer

O Instituto Igarapé alça novos voos. A diretora-executiva, Ilona Szabó, é tema de matéria especial de capa da revista de bordo da Gol Linhas Aéreas de julho. Os cerca de 2,5 milhões de passageiros da empresa no último mês tiveram a oportunidade de conhecer o que a cientista política tem a dizer sobre segurança pública, política de drogas e cidadania.

“Ser capa da revista foi uma oportunidade de contar minha história e iniciar uma conversa com tantos brasileiros e brasileiras que, como eu, querem construir um país melhor”, comenta Ilona. Ela revela na reportagem o que aprendeu em mais de 15 anos de trabalho pela redução da violência: “mudança só se faz com a coletividade”, resume. “Tento mostrar às pessoas que não adianta pensar só em si. Dialogar com o entorno, a escola, o bairro, o outro, não é ser ativista. É ser cidadão”, completa.

A matéria, que havia sido antecipada pela coluna Gente Boa, do jornal O Globo, está disponível on-line para leitura e download no site da Gol e no do Igarapé.

O Igarapé em números

CopCast é testado nos EUA

CopCast, aplicativo de celular desenvolvido pelo Instituto Igarapé com auxílio técnico da Jigsaw, está sendo testado pela polícia da Jersey City (EUA), como noticiado pelo USA Today. A tecnologia permite que telefones celulares atuem como câmeras corporais, capturando vídeo, áudio e localização GPS em tempo real para monitorar as operações e para a melhoria de relação entre polícia e comunidade.
CopCast é o primeiro aplicativo open source de câmeras corporais, desenvolvido para aumentar a eficiência e a transparência das ações da polícia, colaborando para a prevenção do uso excessivo da força.
A tecnologia, que já foi aplicada em cidades como Rio de Janeiro e Joanesburgo, está sendo procurada pelos departamentos de Polícia de cidades do Chile, Equador, Colômbia, El Salvador e outras cidades norte-americanas. Grandes empresas de tecnologia também se interessaram em firmar parcerias para expandir o projeto.
Outros grandes veículos da mídia internacional noticiaram os testes em território americano. O CopCast também já havia sido tema cobertura noCBCIndependent MailNexoViceThe ConversationThe Guardian e Valor Econômico.

O sistema de justiça e a segurança pública

Em junho, o Instituto Igarapé convidou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso para um encontro com a comunidade jurídica do Rio de Janeiro. Na agenda, a política de drogas no contexto dos atuais desafios da segurança em âmbito nacional. Em fevereiro, o ministro havia citado, em entrevista ao jornal O Globo, a influência do trabalho da diretora do Igarapé, Ilona Szabó, em seu posicionamento favorável à descriminalização do uso de drogas.
O Instituto também fortaleceu sua parceria com o sistema de Justiça do Rio de Janeiro. Ao lado do TJRJ e do Instituto Ação pela Paz, o Instituto apoiou o Ministério Público e a Defensoria do Rio na organização do debate “Sistema Penitenciário e o Conselho da Comunidade: novos modelos e perspectivas”, voltado para a reativação do instrumento de participação da sociedade na política de execução penal. O Igarapé apresentou uma pesquisa inédita sobre a situação carcerária no estado, que revelou, por exemplo, uma taxa de ocupação média de 179% da capacidade dos presídios. Olevantamento também foi divulgado pelaEBCEFEGloboGloboNewsJornal do BrasilRádio CBNTV Globo e outros.

Para ficar de olho

  • Em 8 de agosto, a pesquisadora Renata Giannini participa da mesa redonda “A Resolução 1325: Implementando a Agenda de Mulheres, Paz e Segurança no Brasil”, no BRICS Policy Center no Rio de Janeiro.
  • Em 11 de agosto, o Instituto Igarapé lançará a publicação Situações extraordinárias: a entrada de mulheres na linha de frente das Forças Armadas brasileiras.
  • O Centro de Tecnologia da UFRJ recebe 16 de agosto a palestra “Políticas de drogas: segurança pública no século XXI e como a tecnologia pode ajudar”, por Ilona Szabó e Robert Muggah.
  • Robert Muggah fala em Berlim em 31 de agosto em conferência sobre desenvolvimento urbano apoiada pela revista Foreign Affais.
  • A diretora do Igarapé fará apresentações no USP Talks, em 30 de agosto, e no Live Talks doUnibes Cultural, também em São Paulo, em 13 de setembro.
  • O pesquisador Nathan Thompson participará do evento “Por una mejor regulación de Internet en América Latina – #CELE17”, de 6 a 8 de setembro em Buenos Aires.
  • Ilona participa da XVIII Bienal do Livro Rio em 9 de setembro, no Rio de Janeiro.
  • Em 19 de setembro, Robert Muggah e a Iniciativa Know Violence lançam relatório em Nova York.
  • Após participação em 2104, Robert Muggah volta a se apresentar no TED Global, em Nova York, em 20 de setembro.
  • A campanha #InstintodeVida lançará em setembro na OEA, em Washington, D.C., pesquisa de opinião sobre segurança realizada em 5 países da América Latina.
  • Entre 24 e 28 de setembro, Robert Muggah presidirá partes da segunda convocação do Parlamento Mundial de Prefeitos em Stavanger, na Noruega.
  • Entre 26 e 28 de setembro, acontece o Debating Security Plus organizado pelo Friends of Europe, com parceria do Instituto Igarapé.
Instituto Igarapé - a think and do tank

igarape.org.br

+55 (21) 3496-2114

+55 (21) 3988-6540

contato@igarape.org.br

 

Apoie o Igarapé
Facebook
/institutoigarape
Twitter
/igarape_org

 

Tags:

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo