Drogas representam uma questão sobre a qual muitos preferem calar. Como lidar com assunto tão complexo? E o que fazer para educar e proteger os adolescentes e jovens?
O primeiro passo é romper o silêncio. Aqui você encontra planos de aula e guias de debate para colocar o assunto na mesa. É preciso falar a respeito e trabalhar a prevenção de uma forma honesta em sala de aula e na intimidade do lar.
Com base em evidências científicas que apontam o desenvolvimento socioemocional como um importante fator de proteção contra comportamentos de risco, preparamos dinâmicas e atividades pedagógicas que apostam no modelo positivo das habilidades sociais.
Adolescentes e jovens podem e devem aprender a usufruir dos benefícios da autorregulação, da empatia, do autoconhecimento e da consciência social.
Nossos planos de aula estão focados nessa proposta de refletir e questionar comportamentos coletivos e individuais a partir das histórias do livro Drogas: as histórias que não te contaram, de Ilona Szabó, diretora executiva do Igarapé, com a jornalista Isabel Clemente.
O guia para famílias oferece ideias e perguntas a fim de provocar reflexões e embasar discussões. Um debate não precisa ter vencedores nem respostas certas e erradas. O que se quer é estimular a insubstituível arte do diálogo, em que falar e escutar se alternam para aprofundar os laços afetivos.