Old problems and old solutions:  an analysis of Rio de Janeiro’s public safety policy and its impact  on urban violenc

O objetivo deste trabalho é reconstituir a trajetória das políticas de segurança pública em geral e dos programas de policiamento militar em especial, na cidade do Rio de Janeiro entre 1983 e 2011. A proposta é argumentar que as políticas de segurança pública em geral e os programas de policiamento em especial não tiveram a sua substância alterada desde o início da década de 1980. Logo, os programas mobilizados ao longo do tempo para redução do crime e da violência são, em essência, os mesmos, o que faz com que as ações classificadas como inovação nessa seara sejam, em verdade, releituras de programas gestados quando da reabertura democrática.  Argumenta-se que os problemas de violência urbana experimentados no Rio de Janeiro estão diretamente vinculados à inépcia das políticas de segurança pública e ao uso indiscriminado (e, por vezes, ilegítimo) da força pelas autoridades policiais. Assim, longe de prover uma solução ao problema da violência urbana, historicamente, as políticas de segurança pública sob análise corroboraram para a perpetuação e acirramento de uma condição de insegurança no espaço da cidade.

Ver PDF

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo