Observatório de Prevenção da Violência

Paraty é um dos municípios turísticos mais importantes do Rio de Janeiro, mas é também o que apresenta a 2ª maior taxa de homicídios do estado. Para reverter esse cenário, o Instituto Igarapé, em parceria com a Comunitas e a Prefeitura da cidade, realizaram um diagnóstico e a construção de uma agenda para a segurança no município, com o objetivo de prevenir e reduzir o crime e a violência na cidade.

A iniciativa inclui o desenvolvimento de um sistema de integração de dados, hoje em fase de protótipo.

O que é?

O Observatório de Paraty é uma plataforma que associa informações dos vários serviços de atendimento da Prefeitura, como educação, assistência e saúde, para localizar os indivíduos mais vulneráveis a se tornar vítimas ou perpetradores da violência. É o primeiro desse tipo no país.

O que ele faz?

Ao entrecruzar informações dos vários serviços municipais, a Prefeitura é capaz de chegar a quem realmente precisa. Esse mapeamento da população mais vulnerável por meio da tecnologia é um passo essencial para que o município possa cumprir seu papel-chave na agenda da segurança pública: a prevenção.

O sistema permite aos técnicos da Prefeitura o monitoramento de fatores de risco, como, por exemplo, a evasão escolar. Permite ainda a avaliação, em cada área da cidade, da eficácia das políticas adotadas e a necessidade de integração com políticas estaduais e federais.

Protagonismo municipal

A construção do Observatório foi baseada em uma agenda de segurança para Paraty  estruturada em três eixos:

  1. Liderança do município na prevenção da violência e mecanismos de melhor gestão;
  2. Criação de programas, projetos e ações de prevenção, focadas em públicos, comportamentos e locais de risco;
  3. Melhor convivência e nutrição de uma cultura da paz na cidade.

Na mídia:

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo