O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.
Melina Risso é Diretora de Pesquisa do Instituto Igarapé e co-autora do livro Segurança Pública para virar o jogo.
Melina atua com o tema da Segurança Pública há mais de 15 anos. Foi diretora do Instituto Sou da Paz, OSCIP dedicada a reduzir a violência no país. Seu trabalho sempre esteve ligado ao desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas passando pela formulação, implementação e avaliação. Tem uma ampla experiência no trabalho com as polícias e municípios. Participou de pesquisas ligadas ao tema de controle de armas, uso da força por parte das polícias e sistema de justiça criminal.
Melina atuou também fora do Brasil. Foi visiting scholar na George Mason University na Virginia/EUA, palestrante em diversos eventos na América Latina como Women’s Forum; Tejiendo redes – Geografía del delito da UNODC; V Seminario Internacional de Inteligência Estratégica da Polícia Nacional colombiana. Em 2011 foi a oradora da sociedade civil no monitoramento da Declaração de Genebra sobre violência armada e desenvolvimento do qual o Brasil é signatário. É co-fundadora do Movimento Agora!, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e consultora do BID. Melina é doutora e mestre em Governo e Administração Pública pela FGV e graduou-se em comunicação social na ESPM.
No Igarapé, atua como Diretora de pesquisa.
Participação no Roda Viva: https://igarape.org.br/roda-viva-projeto-anticrime/
Entrevista para a Globo News: https://igarape.org.br/so-o-direito-penal-nao-e-suficiente-para-reduzir-a-criminalidade-diz-especialista/
Entrevista para a Globo: https://igarape.org.br/argumento-para-facilitar-posse-de-armas-roubos-a-residencia-representam-23-de-todos-os-assaltos-em-sp/
Livro Segurança Pública para virar o Jogo: https://www.paravirarojogo.com.br/o-livro/
Artigo no Global Observatory: https://igarape.org.br/brazil-with-most-homicides-in-the-world-moves-to-loosen-gun-laws/
O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.