A Iniciativa Latino-Americana sobre Drogas, Violência e Democracia está abrigada no Instituto Igarapé e tem o compromisso de levar adiante discussões e ações abertas e baseadas em evidências. A Iniciativa foi criada para mobilizar novas formas de pensar e soluções inovadoras que promovam políticas progressistas nos campos das drogas, da prevenção da violência e da boa governança nas Américas.

Lançada em 2017, a Iniciativa é presidida pelo ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. Surgiu a partir da bem-sucedida criação e presidência de Fernando Henrique na Comissão Global de Política sobre Drogas (2011-2016) e na Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia (2008-2010). A Iniciativa representa uma continuação e um aprofundamento do seu trabalho nas Américas.

Entre 2017 e 2019, a Iniciativa estará comprometida com as seguintes atividades:

  • Defender a implementação de políticas progressistas sobre drogas: incluindo a promoção da descriminalização do uso de drogas; o apoio a estratégias de redução de danos e oferecimento de opções de tratamentos para viciados em drogas; e o fortalecimento de esforços dedicados à experimentação com formas diferentes de regulação variando conforme o dano causado por cada droga.
  • Fortalecer meios de prevenção da violência baseados em dados: consiste em defender planos abrangentes de redução de homicídios; estabelecer metas ousadas e índices que ajudem a guiar as medidas de prevenção da violência; e apoiar estratégias de redução da impunidade, além de aumentar a responsabilidade sobre o tema.
  • Promover lideranças responsáveis: lideranças sensíveis e inclusivas são fundamentais para a segurança e o desenvolvimento. Um dos focos da Iniciativa é mobilizar jovens líderes nas esferas governamental, empresarial e da sociedade civil, além de estimular novas formas de consolidação democrática.

A Iniciativa vai gerar uma série de produtos dedicados à promoção da transformação social, como publicações, editoriais e visualizações de dados. Também irá mediar eventos públicos e fechados para ajudar a promoção de novas formas de pensar não só para aqueles que tomam as decisões, como para a população em geral.

 

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo