O Brasil pode se tornar uma superpotência da natureza: a palestra de Ilona Szabó no TED
Ilona Szabó de Carvalho no TED Countdown Summit 2025. Junho 16 - 18, 2025, Nairobi, Kenya. Foto: Humphrey Gateri / TED
O Brasil reúne todas as condições para se tornar uma “superpotência da natureza”. A avaliação foi feita por Ilona Szabó, cofundadora do Instituto Igarapé, em sua participação no TED Countdown, iniciativa global que mobiliza especialistas e lideranças em busca de soluções para a crise climática.
Ilona defende a visão de um país que cresce em harmonia com a natureza, e não às custas de sua destruição. “Isso não é utopia”, afirma. É um caminho que já está em curso, impulsionado por iniciativas locais, tecnologias inovadoras e uma crescente coalizão de lideranças, comunidades e empresas comprometidas em alinhar o desenvolvimento do Brasil à saúde do planeta.
Em sua palestra, Ilona defendeu que o Brasil pode ser protagonista de uma transformação de impacto global: por abrigar a maior floresta tropical e a biodiversidade mais rica do mundo, pode prosperar ao proteger ecossistemas, impulsionar a inovação e promover um crescimento sustentável.
Segundo a fundadora do Instituto Igarapé, o Brasil tem um enorme potencial ao seu alcance, mas ainda precisa enfrentar grandes desafios. Ela aponta o crime organizado e o desmatamento ilegal como principais aceleradores do risco da Amazônia atingir um ponto de não retorno, que podem comprometer a produção de alimentos, a segurança hídrica e a estabilidade climática em escala global.
Para Ilona, o Brasil pode assumir um novo protagonismo internacional se investir em quatro frentes principais: estabelecer metas verdes ambiciosas que alinhem o crescimento econômico à preservação ecológica; cultivar uma bioeconomia próspera, capaz de gerar empregos sustentáveis e apoiar comunidades locais; restauração de milhões de hectares de florestas, aumentando a resiliência climática e a biodiversidade; e explorar mecanismos inovadores de finanças verdes capazes de canalizar recursos para iniciativas sustentáveis e inclusivas.
Assista ao vídeo completo