Categoria: Política de Drogas

Artigo de Opinião

A batalha pela cannabis medicinal

A provocação traduz para a linguagem da internet o que especialistas afirmam há décadas: essa guerra realmente fracassou

Publicações sobre Política de Drogas

Mais da metade das Américas já aboliu a pena de prisão para o uso de cannabis

Projeto do Instituto Igarapé mostra substanciais avanços no continente   Em 1971, Richard Nixon, então presidente dos EUA, fez um discurso no qual anunciou que as drogas eram o inimigo número um da América. Para 20 dos 36 estados do continente americano, isso já não

Publicações sobre Política de Drogas

Reparação a comunidades atingidas pela guerra às drogas marca reforma nos EUA

 Mais de um terço dos estados americanos intensificaram mudanças significativas nas políticas de drogas, indica monitor atualizado pela organização   Nos últimos anos, mais de 30% dos estados americanos intensificaram as reformas nas políticas de drogas, em especial em relação à maconha. Já são 17

Política de Drogas mídia

Guerra às drogas perde nos EUA

Em todos os estados em que reformas em políticas de drogas foram propostas, elas foram aprovadas pelo voto popular.

Política de Drogas

Monitorando a política de drogas

Pensando nisso, o Instituto Igarapé atualizou o seu Monitor de Política de Drogas na América, um espaço virtual que visa, através de dados baseados em evidências, mostrar como os países americanos vem lidando com a legalização/descriminalização das drogas.

Política de Drogas mídia

Abolicionistas penais defendem reparação às vítimas da guerra às drogas

Os estudiosos lembram que, de acordo com uma pesquisa de 2015 do Instituto Igarapé, em 75% dos casos de apreensão em flagrante de maconha no Rio de Janeiro, a quantidade não chegava a 50g. Para cocaína, 11g foi o máximo apreendido em 50% das ocorrências, enquanto metade das apreensões de crack era de 5,8g.

Publicações sobre Política de Drogas

Reformas na política de drogas nas Américas

Apesar de as Américas terem sido o epicentro da chamada guerra às drogas, o continente americano se destaca no pioneirismo em reformas na política de drogas.

Política de Drogas mídia

‘Negócio’ da droga dribla pandemia e sobrevive

Ao contrário da maioria das empresas que ainda padece com os efeitos da pandemia, o negócio das drogas ilícitas parece ter se adaptado muito mais rapidamente ao novo normal.

Política de Drogas mídia

Entenda o debate sobre a descriminalização das drogas

A pesquisadora do Instituto Igarapé Ana Paula Pellegrino explica as vantagens da política de descriminalização das drogas e as iniciativas que correm no Supremo Tribunal Federal e no Congresso para que isso seja levado a cabo.

Política de Drogas mídia

O plano da Anvisa para plantio de maconha e seu uso medicinal

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na terça-feira (11) a realização de duas consultas públicas para discutir a regulamentação da cadeia de produção de maconha para fins medicinais e científicos.

Artigo de Opinião

Políticas de drogas nas mãos do STF

Atualizar a política de drogas no Brasil é crucial para a melhoria da segurança pública. Em quatro semanas, o país terá a chance de dar um passo importante.

Artigo de Opinião

Precisamos falar sobre drogas

A discussão sobre drogas ainda é tabu no Brasil, mas precisamos continuar falando sobre o assunto.

Política de Drogas mídia

STF pode descriminalizar posse de drogas

Por Isabella Sander Publicado no Jornal do Comércio Tramitando desde 2015, o recurso que discute a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal está liberado para julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF). A liberação ocorre após mais de três anos, quando o então ministro

Outras Publicações

Book: The Rise of the Narcostate

This book is our sixth Small Wars Journal–El Centro anthology, covering writings published between 2016 and 2017.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Skip to content