NOSSA AGENDA COMUM

Respostas a desafios futuros e atuais 

O Instituto Igarapé está apoiando o gabinete executivo do secretário-geral da ONU na iniciativa Nossa Agenda Comum. A Agenda, de longo alcance, está focada em acelerar a cooperação global mais inclusiva, para enfrentar os desafios mais importantes que nossas sociedades, ecossistemas e planeta enfrentam.

 

A Agenda foi lançada a partir da Declaração que marcou o 75º aniversário das Nações Unidas. É informado por mais de um ano de pesquisas e conversas internacionais. O Secretário-Geral foi solicitado a apresentar um relatório a fim de “avançar Nossa Agenda Comum e responder aos desafios atuais e futuros” à Assembleia Geral da ONU antes do final da 75ª sessão em setembro de 2021.

 

A declaração identifica doze áreas que necessitam um multilateralismo fortalecido:

Não deixar ninguém para trás 

 

Proteger nosso planeta

Promover a paz a prevenir conflitos

Cumprir o direito internacional e garantir justiça

Colocaremos mulheres e meninas no centro

Construir confiança 

Melhorar a cooperação digital

Fazer as Nações Unidas avançar

Garantir financiamento sustentável

Impulsionar parcerias

Ouvir e trabalhar com jovens

Estarmos preparados

A Agenda oferece uma oportunidade crucial para traçar um novo curso para o sistema internacional, à medida que o mundo busca se recuperar e reconstruir um mundo pós-COVID-19 mais saudável, justo e sustentável.

 

A preparação do relatório é liderada pelo gabinete executivo do Secretário-Geral (EOSG). Está sendo apoiado pelo Instituto Igarapé, com apoio da Fundação das Nações Unidas (UNF), Southern Voice, ACCORD e da Escola de Políticas Públicas Lee Kuan Yew da Universidade Nacional de Cingapura.

A Agenda está considerando pontos de vista de uma ampla gama de pessoas e organizações. Seu desenvolvimento foi organizado em torno de quatro pilares. Esses incluem pilares focados em líderes de pensadores, jovens pensadores, Estados membros e sociedade civil.

Este pilar incluirá consultas com os Estados-Membros sobre a implementação da declaração UN75.

Este pilar permitirá que um grupo diversificado de especialistas e líderes de todo o mundo contribuam com ideias.

Este pilar dará a pensadores com menos de 30 anos de todo o mundo a oportunidade de contribuir com ideias em um formato mais aberto.

Esse pilar, chamado “Nós, os povos”, reúne um conjunto diversificado de organizações para participar de uma consulta digital e oferecer propostas por meio de uma plataforma online.

+ Nós, os povos  

Consulta Digital “Nós, os povos”

O Instituto Igarapé está apoiando a ONU por meio de uma consulta digital para identificar propostas ousadas, viáveis e práticas em todo o mundo. O Instituto reuniu mais de 1.500 especialistas de mais de 140 países para se envolver em uma plataforma interativa online. A consulta reuniu partes interessadas de mais de uma dúzia de setores para desenvolver propostas para: acelerar o cumprimento dos compromissos assumidos na Declaração UN75, juntamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo do Clima de Paris. Foram geradas mais de 400 propostas para enfrentar desafios novos e emergentes.

wethepeoples@igarape.org.br 

Parceiros em Nossa Agenda Comum