Tania Pinc

Tânia Pinc (Doutora em Ciência Política – Universidade de São Paulo) é Research Fellow do Instituto Igarapé, coordenando e desenvolvendo pesquisas relativas ao Sistema de Justiça Criminal, com ênfase em segurança pública. Suas atividades de pesquisa concentram-se em temas relacionados ao uso da força, abordagem e treinamento policial, modelo e reforma da política de segurança pública.

Trabalhou por vinte e cinco anos na Polícia Militar do Estado de São Paulo e é Major da Reserva, com amplo conhecimento acerca do funcionamento das organizações policiais e do desempenho individual dos policiais que trabalham na rua em contato com o público e enfrentando riscos.

Como membro da Rede Interamericana para o Desenvolvimento e Profissionalização Policial, da Organização dos Estados Americanos, capacitou policiais da Polícia Nacional do Uruguai na implementação do Código de Ética.

Foi Post-doctoral Fellow no Programa de Drogas, Segurança e Democracia do Social Science Research Council, desenvolvendo estudo comparado entre Brasil, Chile e Argentina sobre a implementação da política de drogas pela polícia.

Para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Ministério da Justiça, trabalhou como consultora acadêmica e pesquisadora em diversos projetos de Polícia Cidadã, incluindo o Plano Nacional de Redução de Homicídios.

Como Pesquisadora Visitante da Universidade do Texas, em Austin, teve como orientador o Professor Bill Spelman, que desenvolveu o SARA (Scanning, Analysis, Response, and Assessment), um dos instrumentos mais utilizados no policiamento orientado a problemas.

Em destaque, o prêmio da ONU “Force of Change II” – reconhecimento da contribuição das mulheres da América Latina e Caribe para o desarmamento; e as medalhas “Pedro Dias de Campos” em graus bronze e prata, por ter sido primeira colocada, respectivamente, nos cursos de formação de Sargentos e de Oficiais, da Polícia Militar do Estado de São Paulo.